Guarani

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (582 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Guarani
Povo de língua da família Tupi-Guarani. Na época da chegada dos europeus, vivia nas regiões entre os rios Uruguai, Iguaçu e Paraná, a leste do rio Paraná (atualmente sul de Mato Grosso doSul; oeste de São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul; Paraguai; norte da Argentina e Uruguai). Nos séculos XVII e XVIII, grande parte desses territórios era de domínio espanhol onde foraminstaladas missões de jesuítas ligadas à província espanhola da Companhia de Jesus. Os jesuítas estudaram e documentaram fartamente a língua Guarani desde 1625. Nessas missões, de economiamarcadamente coletivista, o Guarani atingiu alto grau de desenvolvimento e domínio de técnicas europeias, mas tornaram-se presas fáceis para os bandeirantes paulistas e, posteriormente, fazendeiros paraguaios.Após a destruição das missões, os índios que não foram capturados fugiram para as matas e juntaram-se a grupos que haviam permanecido independentes. Dirigiram-se também para o Paraguai, onde o GuaraniParaguaio é falado hoje por cerca de 3 milhões de pessoas; para a Bolívia, onde o Guarani Boliviano (ou Chiriguano) é falado por cerca de 50 mil pessoas; e para o norte da Argentina. Dos índioscapturados, alguns foram levados como escravos pelos bandeirantes e outros foram empregados, como mão-de-obra escrava ou quase, pelos fazendeiros que iniciaram a ocupação destas terras com a extração deerva-mate.

Costumes
O povo Guarani é agricultor cultivando principalmente milho, batata doce, aipim,amendoim,erva mate,etc.Sua culinária é criativa e interessante.
Tudo o que o Guarani faz econstrói tem haver com espiritualidade, expressa através da música.Instrumentos: flauta, instrumentos de percussão, chocalho etc...  Eles têm várias crenças, o Deus deles é considerado um herói.
Eles sãosilenciosos, mas suas palavras são ricas em imagem e expressão. Com lendas, crenças, músicas, podemos resgatar conhecimentos ancestrais.As músicas significam cultura e refinamentos espirituais.O...
tracking img