Rotinas de rh

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1187 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Uma das mais importantes teses da Psicologia sobre as Relações Humanas afirma que estas são sempre baseadas em trocas. Sendo assim, um colaborador que investe seu tempo, conhecimento, habilidades e seu esforço pessoal na realização de seu exercício profissional, espera ser recompensado por isso.
A Psicologia entende que, no universo das organizações de trabalho, a remuneração é umimportante, porém não o único, elemento constituinte do processo de motivação e fidelização do colaborador à empresa e ao trabalho.
Ser remunerado de forma justa e poder perceber, além do valor monetário, outras formas de benefícios, faz com que pessoas se vinculem de maneira diferenciada ao trabalho e à organização. Uma remuneração baixa ou considerada injusta, pode levar colaboradores à decisãode não permanecer na empresa, partindo em busca de melhorias salariais e aumentando o índice de rotatividade da organização, fazendo-a ter sempre que se colocar em busca de novos colaboradores.
A administração de Cargos e Salários (ACS) é uma especialização dentro da função Recursos Humanos que, por sua vez, está dentro da Administração de Pessoas. Aliás, a ACS, como atividade, existe em todaorganização de qualquer tamanho, que mantenha vinculo remunerado com mão-de-obra. Porém, é sob a forma de função organizada, estruturada, formalizada e, sobretudo, instrumentalizada que existe nas médias e grandes organizações. As principais atividades usualmente desempenhadas pela área são: Identificação, levantamento, descrição, análise e titulação dos cargos.



1. PROGRAMAS DE CARGOS ESALÁRIOS, REMUNERAÇÃO E BENEFÍCIOS.

A forma mais tradicional de remuneração é baseada em cargos, onde o que vale é a atividade desenvolvida pelos empregados e é o único parâmetro para a definição do salário. Esse sistema já é adotado no Brasil por muito tempo. Agora as empresas estão buscando outras formas de remuneração, como o sistema de competência que privilegiam profissionais que realizematividades que interfiram diretamente nos objetivos e metas da empresa. Uma das principais vantagens é que o foco é direcionado para a pessoa e não para os cargos, onde os colaboradores serão reconhecidos e o nível de profissionalização aumenta.

Outro modelo é o sistema de remuneração por habilidade, onde o que vale é a capacidade do colaborador desempenhar uma atividade de acordo com ospadrões da empresa. Essa técnica é direcionada a cargos de nível operacional, onde as atividades são bem definidas e estáveis. A empresa deve adotar alguns princípios para colocar em prática o sistema de remuneração por habilidade, como: plano de carreira, certificação das habilidades, treinamento e desenvolvimento e o controlo dos custos na folha de pagamento. A área de recursos humanos da empresadeverá assumir um papel mais estratégico e menos operacional, colocando a disposição da empresa cursos de treinamento atualizados. Os funcionários com várias habilidades serão beneficiados, pois terão mais facilidade as mudanças no processo produtivo.

2. CARGOS E SALÁRIOS

A administração de cargos e salários será feita considerando:
• a relatividade interna: cada cargo terá sua remuneraçãoestabelecida conforme as responsabilidades e qualificações necessárias para o desempenho da função.
• a situação de mercado: os salários serão estabelecidos conforme os padrões de mercado para cargos com responsabilidades semelhantes.
• o equilíbrio orçamentário da empresa: a política salarial levará em conta o desempenho da empresa e seus resultados.
A Política de Administração de Cargos eSalários da Empresa tem por objetivo reconhecer a capacitação profissional e o desempenho dos seus funcionários. O desenvolvimento técnico-profissional do funcionário e sua contribuição efetiva para os resultados da empresa serão os indicadores utilizados para esse reconhecimento.
II - Normas e Procedimentos de Funcionamento do Sistema de Administração de Cargos e Salários
Os salários serão...
tracking img