Gripe comum

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (370 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 GRIPE
A gripe é causada pelo virus Myxovirus influenzae, também conhecido como vírus influenza, que é uma partícula envelopada de RNA de fita simples segmentada e sedivide em três tipos A, B e C, mas apenas os tipos A e B possuem importância para os humanos. Esta é a doença respiratória que mais acomete os seres humanos. No entanto, este vírus ataca não apenas ohomem, mas também os mamiferos em geral e as aves.

2.1.1 TRANSMESSÃO
Esta doença é altamente contagiosa, tendo a via aerógena como principal via de disseminação, afetando, geralmente, aspessoas no final do outono,inverno e começo da primavera. Pode também ser transmitida de forma direta através de perdigotos expelidos pelo portador do vírus.

2.1.2 SINTOMAS
Os principais sintomasapresentados são calafrios, febre e prostração que podem ser acompanhadas por dores no corpo, tosse, espirros, cefaléia, dor de garganta, congestão nasal, irritação nos olhos, entre outros.Como aimunidade do indivíduo se torna muito baixa, pode vir a ocorrer infecções parentes da gripe comum, dificultando muito a recuperação deste paciente.2.1.3 TRATAMENTO
Até  pouco tempo, o tratamento era feito apenas para minimizar ossintomas da gripe. Mas há pouco tempo atrás, surgiram no mercado brasileiro alguns medicamentos antivirais  que tratam especificamente a gripe, sendo que devem ser usados nos 3 primeiros dias após aintalação da doença.

2.1.4 PREVENSÃO
A melhor forma de prevenir a gripe e suas complicações é através da vacinação. Esta vacina  é inativada e possui uma eficácia de até 90% em pessoas sadias. Noentanto, as mutações sofridas pelo vírus da gripe impossibilita a criação de uma vacina eficiente contra todos os tipos de vírus.
As boas práticas de higiene também ajudam a evitar a contaminação por...
tracking img