Graxas lubrificantes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2169 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
GRAXAS LUBRIFICANTES

Uma graxa é um produto cuja consistência varia de sólida a semi-fluida, proveniente da dispersão de um agente espessante em um líquido lubrificante, ao qual podem ser adicionados outros produtos de modo a lhe conferir propriedades especiais.
O lubrificante líquido, que em geral compõe 70 a 95% da graxa acabada, pode ser de base mineral ou sintética e é responsável pelalubrificação principal.
Em 90% das graxas o espessante é um sabão metálico formado quando um ácido graxo reage com um hidróxido metálico. É o espessante que oferece à graxa uma consistência semelhante ao gel para manter o lubrificante líquido no lugar.
FUNÇÕES (NOVE MANDAMENTOS)
Devido a sua natureza semi-sólida ou sólida, as graxas não proporcionam o mesmo grau de arrefecimento que os fluidoslubrificantes; fora isso, no entanto, as graxas executam todas as outras funções de um lubrificante fluido. Uma graxa satisfatória para uma dada aplicação deve:
* Reduzir a fricção e o desgaste dos elementos do equipamento, sob as várias condições de operação;
* Proteger contra ferrugem e corrosão;
* Evitar que poeira, água e outros contaminantes penetrem nas partes lubrificadas;* Não derramar, não gotejar e permanecer onde necessário nas partidas e nas operações intermitentes;
* Manter sua estrutura e consistência durante um longo período de utilização;
* Permitir livre movimento das partes móveis a baixas temperaturas e poder ser bombeada facilmente a essas temperaturas;
* Possuir as características físicas desejáveis para fácil aplicação e manter essascaracterísticas durante a armazenagem;
* Ser compatível com os selos de elastômeros e outros materiais acoplados às partes que estão sendo lubrificadas;
* tolerar algum grau de contaminação, como, por exemplo, por água, sem apresetarem perda significativa de desempenho

VANTAGENS & DESVANTAGENS DO USO DE GRAXAS
Graxas e óleos lubrificantes têm exatamente a mesma finalidade: minimizara fricção e o desgaste entre superfícies deslizantes. Embora seja o projeto da máquina o que nos leva à escolha do tipo de lubrificação, é de interesse geral conhecer algumas diferenças entre as características das graxas e as dos óleos lubrificantes. O fato de que os óleos são fluidos e as graxas semi-sólidas ou sólidas tem importantes conseqüências. As graxas permanecem melhor nos pontos aserem lubrificados ou protegidos. Para proteção contra ferrugem de filmes espessos, a graxa é a única escolha. As graxas são menos sensíveis à gravidade, pressão e força centrífuga, apresentando uma menor tendência a vazamento. Onde o gotejamento ou esguicho de óleo são indesejáveis, as graxas facilmente podem eliminar esses problemas.
As graxas vedam com mais eficiência do que os óleos. Elas ajudama evitar a entrada de água e de poeira abrasiva e formam um filme lubrificante mais resistente durante a inatividade do equipamento. Sob o ponto de vista de projetos de máquinas, a lubrificação por graxas permite a sua simplificação e muitas vezes a diminuição do seu peso, o que é muito importante em equipamentos móveis.
Além dessas vantagens, podemos considerar ainda que as graxas apresentammenor consumo se comparadas aos óleos. Deve-se o fato a que, devido à grande variedade de matérias-primas que podem ser usadas, pode-se elaborar graxas versáteis com propriedades especiais. As graxas são capazes de operar eficientemente em faixas mais largas de temperatura do que os óleos.
Em alguns aspectos, as graxas apresentam desvantagens em relação aos óleos: os óleos são melhoresdissipadores de calor e a remoção das graxas usadas requer maior trabalho do que a drenagem dos óleos. Como desvantagens do uso das graxas, podemos destacar a menor dissipação do calor e a maior dificuldade em remover o produto deteriorado.
HISTÓRICO
as primeiras referências a graxas são encontradas em textos egípicios, em cuja época se utilizava sebo bovino para lubrificação de eixos de carretas....
tracking img