Materiais eletromagneticos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2844 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO



1- INTRODUÇÃO P-3

2-MATERIAIS ELETROMAGNÉTICOS P-4
3- MAGNETIZAÇÃO P-5
4-PARAMAGNETISMO P-6
5-DIAMAGNETISMO P-7
6-FERROMAGNETISMO P-8
7-INTENSIDADE MAGNÉTICA H P-11
8-EQUAÇÃO DE MAXWELL P-14
9-CONCLUSÃO P-16
10-BIBLIOGRAFIA P-18







1-INTRODUÇÃO
Atualmente, os materiaismagnéticos desempenham papel muito importante nas aplicações tecnológicas do magnetismo. Nas aplicações tradicionais, como em motores, geradores, transformadores, etc, eles são utilizados em duas categorias: os ímãs permanentes são aqueles que têm a propriedade de criar um campo magnético constante; os materiais doces, ou permeáveis, são aqueles que produzem um campo proporcional à corrente numfio nele enrolado, muito maior ao que seria criado apenas pela corrente. A terceira aplicação tradicional dos materiais magnéticos, que adquiriu grande importância nas últimas décadas, é a gravação magnética. Esta aplicação é baseada na propriedade que tem a corrente numa bobina, na cabeça de gravação, em alterar o estado de magnetização de um meio magnético próximo. Isto possibilita armazenar nomeio a informação contida num sinal elétrico. A recuperação, ou a leitura, da informação gravada, é feita, tradicionalmente, através da indução de uma corrente elétrica pelo meio magnético em movimento na bobina da cabeça de leitura. A gravação magnética é a melhor tecnologia da eletrônica para armazenamento não volátil de informação que permite regravação. Ela é essencial para o funcionamento dosgravadores de som e de vídeo, de inúmeros equipamentos acionados por cartões magnéticos, e tornou-se muito importante nos computadores.






2-MATERIAIS ELETROMAGNÉTICOS
As propriedades magnéticas das substâncias se devem a uma propriedade intrínseca dos elétrons, seu spin (palavra em inglês que significa girar em torno de si mesmo). O spin é uma propriedade quântica do elétron, mas podeser interpretado, classicamente, como se o elétron estivesse em permanente rotação em torno de um eixo, como o planeta Terra faz numa escala muita maior. Como o elétron tem carga, ao spin está associado um momento magnético, o qual se comporta como uma minúscula agulha magnética, tendendo a se alinhar na direção do campo magnético a que está submetido. Nos átomos mais comuns o spin total é nulo,pois os elétrons ocupam os orbitais satisfazendo o princípio de Linus Pauling, ora com o spin num sentido, ora no outro. Entretanto, para certos elementos da tabela periódica, o spin total é diferente de zero, fazendo com que o átomo tenha um momento magnético permanente. Este é o caso dos elementos do grupo de transição do ferro, como níquel, manganês, ferro e cobalto, e vários elementos de terrasraras, como európio, gadolínio, etc. Os materiais formados por esses elementos ou suas ligas têm propriedades que possibilitam suas aplicações tecnológicas.







3- MAGNETIZAÇÃO
A magnetização é definida como o momento de dipolo magnético por unidade de volume no meio material:

A magnetização descreve o estado magnético de um meio ou de um material. Por exemplo, se M=0 em todo oponto de um meio, então, nenhum ponto desse meio tem momento de dipolo magnético. Por outro lado, em um pedaço de aço magnetizado, o módulo da magnetização é grande em toda a amostra. Constata-se que ela varia, por exemplo, se é imposto um campo magnético externo ou se a temperatura varia. Vários materiais reagem de diferentes maneiras a alterações em sua vizinhança. A maioria dos materiais seenquadra em uma das três categorias de comportamento magnético: diamagnetismo, paramagnetismo e ferromagnetismo.








4-PARAMAGNETISMO
Em um átomo, muitos momentos magnéticos orbitais e de spin se somam produzindo uma resultante igual a zero. Contudo, em alguns materiais, o átomo possui um momento magnético resultante da ordem de m. Quando esse tipo de material é colocado em um campo...
tracking img