Gravura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2126 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
GRAVURA

Nathaniely Hellmann Niehues
Profª Rosemari Morastoni de Lima
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Licenciatura em Artes Visuais (ART 0049) – Prática do Módulo IV
03/12/12

RESUMO

A gravura foi desde o início usada para auxiliar na divulgação de informações, e conhecimentos, através da gravação de imagens e textos em uma matriz durável como, por exemplo, amadeira e que se pode ser impressa diversas vezes. Com o passar do tempo e as novas tecnologias a gravura foi sendo substituída por máquinas de impressão informatizadas. A gravura pode ser usada de diversas maneiras e com materiais alternativos de fácil manuseio e que aguça o imaginativo e a criatividade, levando a compreensão da técnica que auxiliou na divulgação de informações, e como meio deexpressão através de obras.

Palavras-chave: Gravura. Técnicas de Gravura. Papel das Gravuras em Artes.

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho tem por finalidade apresentar um breve histórico das técnicas de gravura, apresentando suas características, além de apresentar as várias modalidades que constituem esse gênero. É um gênero um pouco comum, o seu processo é trabalhoso, pois, a gravura é um múltiplo deuma obra de arte, ou seja, reproduzida através de uma matriz. Utiliza-se a matriz onde surgirão as imagens do artista, quando a imagem fica pronta, define-se a quantidade de cópias que serão feitas, a partir de então se dá um titulo, assinatura, data e numeração do processo, identificam-se a produção desse artista, tornando-se uma obra de arte.

A importância da gravura está relacionada aoscaminhos que podemos encontrar na trajetória da sua história: a necessidade humana de se comunicar e a necessidade de se expressar artisticamente. Desde sempre, o homem procura deixar registrada a sua presença fixando marcas em lugares.

A gravura foi utilizada, desde o seu surgimento, como veículo de multiplicação e reprodução de imagens, de ideias e de conhecimento. Uma arte de cunho artesanal,produzida em equipe, destinada ao coletivo, feito para proporcionar satisfação e informações a camadas mais baixas da população, foi testemunha das transformações ocorridas nos procedimentos criados para a reprodução de imagem.

Hoje a gravura é um importante meio de expressão, com sua linguagem própria, se manifesta indiscutivelmente no contexto da arte contemporânea, seja resgatando e atualizandoantigas técnicas e procedimentos tradicionais como também, produzindo, incorporando ou tirando proveito de imagens produzidas por equipamentos e tecnologia de ponta.

2 GRAVURA: CONCEITO

O termo “gravura” é muito conhecido pela maioria das pessoas, no entanto, as várias modalidades que constituem esse gênero, costumam confundir-se entre si, ou com outras formas de reprodução gráfica deimagens.
De modo geral, chama-se “gravura” o múltiplo de uma Obra de Arte, reproduzida a partir de uma matriz.
[...] A palavra gravar, como está escrito no dicionário Houaiss, quer dizer: 1. Traçar (figuras. Caracteres) em metal, madeira, pedra, etc., com instrumento cortante ou reagente químico, criando matriz ou cópias; 2. Fig. Conservar na mente, memorizar; 3. Transferir (dados) para um meio dearmazenamento, pra recuperá-los; salvar; 4. Registrar (sons, imagens) em disco, vídeo, etc.; 5. Tornar-se perpétuo; conservar(se). (FAVERO, 2009, p. 4).

Quando falamos em gravura, temos em mente um processo inteiramente artesanal. Desde a confecção da matriz, até o resultado final da imagem impressa no papel, a mão do artista está em contato com a Obra.

Depois de impressa, cada gravura recebea avaliação particular do artista, que corrige os efeitos visuais ou os tons e cores.

Conforme Catafal e Oliva (2003, p. 14) :

[...] a gravura encontra-se entre as manifestações artísticas mais antigas da humanidade. Com efeito, entendemos por gravura o resultado de pressionar um objeto duro sobre um outro mais brando, com a finalidade de obter uma marca ou encaixe, e se entendermos por...
tracking img