Gravura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2291 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
GRAVURA


1 INTRODUÇÃO

Este trabalho tem por finalidade apresentar um breve histórico das técnicas de gravura, apresentando suas características, além de apresentar as várias modalidades que constituem esse gênero. É um gênero um pouco comum, o seu processo é trabalhoso, pois, a gravura é um múltiplo de uma obra de arte, ou seja, reproduzida através de uma matriz. Utiliza-se a matriz ondesurgirão as imagens do artista, quando a imagem fica pronta, define-se a quantidade de cópias que serão feitas, a partir de então se dá um titulo, assinatura, data e numeração do processo, identificam-se a produção desse artista, tornando-se uma obra de arte.

Neste artigo, tenho o objetivo de apresentar conceitos e definições relacionados às características da gravura como meio de comunicação eexpressão; além de apresentar diferentes técnicas de gravura como monotipia, gravura em metal, litografia, xilogravura, linóleo e a serigrafia.

O estudo em sua etapa teórica foi desenvolvido, com a mediação do professor, através de leitura e pesquisas sobre o tema: Gravura. Na dimensão da realização do projeto, foi observada a imaginação no processo de gravura, compreender a importância dapercepção visual na aplicação de imagens.

A importância da gravura esta relacionada aos caminhos que podemos encontrar na trajetória da sua história, a necessidade humana de se comunicar e a necessidade de expressar através da arte.

2 GRAVURA

Desde o inicio da civilização humana, o homem procura deixar registrada a sua presença deixando suas marcas em paredes, cavernas ou tronco de árvores.A gravura surge como uma intenção banal da ranhura produzida nos mais diferentes suportes, no qual o ser humano, com suas intenções mais profundas voltadas para a investigação e reflexão sobre si mesmo e sobre as coisas do mundo, visando como finalidade o conhecimento, avança no desejo de expressar sua arte, buscando a multiplicação da imagem que gravou em um suporte.

Gravar é surpreender commarcas o suporte que você escolhe para ser a matriz da sua ideia, ou seja, é invadir suavemente o espaço da matéria, forçando o aceitar do seu suposto domínio sobre as ações que surgiram. Neste caso, o artista não detém o poder exclusivo, o tempo pode ou não ser seu aliado, como também a escolha do material a ser usado.

Para entendermos o significado etimológico da palavra gravar, temos queremeter ao termo de origem grega graphein, que significa escrever e desenhar, ou ao latim cavare, que se traduz como cavar, aprofundar, abrir. Isto é, desenhar em sulcos, a realizar uma imagem na superfície do material, suscetível de ser alterado por algum procedimento.

De acordo com vários dicionários, gravar é uma denominação genérica que engloba uma infinidade de ações. Ou seja, é entalharcom formão em madeira, é insculpir com cinzel em pedra, é abrir cunhos com buril, é incisar, abrir, fixar, fazer corroer para posterior impressão, é marcar com selo, é reter na memória.

Segundo Fávero (2009, p.5),
[...] a gravura é tanto um processo de reprodução de uma imagem, quanto o resultado obtido pelo processo de reprodução dessa imagem. Implica gravar um suporte, madeira, metal, pedra,poliéster ou outro qualquer que seja plano e que suporte gravações, este suporte, ao receber as gravações, passa a chamar-se matriz. Esta contém a imagem gravada; essa imagem gravada é transferida para outro suporte, tradicionalmente o papel (mas pode ser outro suporte, como o tecido, por exemplo) e recebe o nome de estampa. A vantagem, se é que se pode chamar assim, é que a matriz permite areprodução, ou seja, pode-se obter mais que uma imagem da mesma matriz. A essa série de cópias, chamadas impressões, denominamos tiragem ou obra gráfica.

A gravura encontra-se entre as manifestações artísticas mais antigas da humanidade. Com efeito, se entendermos por gravura o resultado de pressionar um objeto duro sobre outro mais brando, com a finalidade de obter uma marca ou encaixe, e se...
tracking img