Gravidez na adolescencia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (543 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho

Gravidez
Na
Adolescência

Aluno: Osmar Henrique
Turma: 2 E
Data de entrega: 20/6/2011
 Introdução
* Vou falar neste trabalho sobre a gravidez na adolescência:
* Suasdificuldades, formas de tornar a situação mais fácil, apoio e acompanhamento, queixas apresentadas pela adolescente e necessidades da adolescente.
* Como a se prevenir a toma as decisões certaspara não se complicar no futuro.
Desenvolvimento

A adolescência é um período de mudanças fisiológicas, psicológicas e sociais que separam a criança do adulto, prolongando-se dos 10 aos 20 anosincompletos, segundo os critérios da Organização Mundial de Saúde (OMS), ou dos 12 aos 18 de acordo com o Estatuto da criança e do adolescente do Brasil.

Denomina-se gravidez na adolescência agestação ocorrida em jovens de até 21 anos que se encontram, portanto, em pleno desenvolvimento dessa fase da vida – a adolescência. Esse tipo de gravidez em geral não foi planejada nem desejada e acontece emmeio a relacionamentos sem estabilidade. No Brasil os números são alarmantes, (MORAES, 2001).

De acordo com Aquino, Heilborn (2003), a abordagem do tema da gravidez na adolescência tem enfatizadoo caráter de problema social do fenômeno, partindo do pressuposto de que nas adolescentes existiria "incapacidade fisiológica para gestar e incapacidade psicológica para criar. A gestação é encaradanecessariamente como indesejável, com conseqüências biológicas, psicológicas e sociais negativas.

A adolescência tem despertado grande interesse, tanto na mídia, quanto no âmbito das políticaspúblicas. Especialmente a partir de 1985, definido pela Organização das Nações Unidas (ONU) como Ano Internacional da Juventude, inúmeras iniciativas foram desencadeadas em todo o mundo, visando olevantamento das necessidades sociais dos jovens que viriam a constituir as futuras gerações de adultos no terceiro milênio.

Contudo, a gravidez na adolescência não é um fenômeno recente.

A...
tracking img