Racismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (288 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
2. O QUE É O RACISMO.

É um fenômeno ideológico cujas manifestações, embora de maneira diversas, estão ligadas a grupos sociais variados. Segundo JOEL RUFINO DOS SANTOS, oracismo se define como:
(...) Sistema que afirma a superioridade racial de um grupo sobre os outros, pregando, emparticular, o confinamento dos inferiores
numa parte do pais, (segregação racial).
(SANTOS, Joel Rufino dos, 1994, p.10)

Esta segregação racial está diretamente ligada a umfator sociológico, este fator é ligado ao valor diminutivo baseado na raça e sua aparência física, o que faz com que o sujeito seja julgado por isto. Mais o que realmente quer dizer apalavra raça, sendo que é o que mais se pondera nas praticas de racismo existente, raça nada mais é que um elenco de características anatômicas: a cor da pele, a textura do cabelo,etc.
Racismo nada mais é que fenômenos adquiridos com o tempo, praticado por grupos coletivos ou pessoas. Um exemplo: “Só pode ser coisa de negro”, é uma pratica coletiva, ondetodos usam essa metáfora para designar algo que deu errado, ligado a uma prática costumeira.
Resumindo, o racismo, continua sendo perceptível em diversas esferas tantomunicipais quanto nacionais. O que realmente pode mudar e formar uma concepção real sobre este grande problema? E colocar ele dentro das escolas, que é o órgão formador do cidadão, vendodesta maneira racismo é o bullying do Século XXI. O que podemos fazer é mudar a conscientização de cada um, pois somos todos da mesma raça, única coisa que nos difere é a cor, entãoisso não nos permite criar uma subcategoria dentro das espécies. Essa subcategoria citada é resultado de um processo cultural que motiva o preconceito e a discriminação racial.
tracking img