Gravidez na adolescencia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2073 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Escola Secundária José Saramago
Disciplina: Educação Física

Ano letivo 2012/2013
Trabalho realizado por:
Sara Baptista nº29 11ºA

Índice
I – Introdução 3

II – O que é a atividade física? 4

III– Atividade física na infância e na adolescência 5/6

IV –Atividade física na terceira idade 6/7

V –Atividade física na gravidez 8/9

VI – Benefícios da atividade física9/10/11

VII – Conclusão 12

VII – Bibliografia 13

Introdução
Este trabalho tem como objetivo apresentar os benefícios que a atividade física podeproporcionar a todas as pessoas que a praticam.
A atividade física e os desportos saudáveis são essenciais para a nossa saúde e bem-estar. Constituem um dos pilares para um estilo de vida saudável, a par de alimentação saudável, vida sem tabaco e evitar outras substâncias perigosas para a saúde.
A prática regular de atividade física e o desporto beneficiam, física, social e mentalmente, toda apopulação, homens ou mulheres de todas as idades, incluindo pessoas com incapacidades.
A atividade física é para o individuo um forte meio de prevenção de doenças, e para os governos, um dos métodos com melhor custo-efetividade na promoção da saúde de uma população.

Atividade física e saúde
O que é a atividade física?
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a atividade físicaé definida como qualquer movimento corporal produzido pelos músculos esqueléticos que requer gasto de energia. Atualmente, a atividade física é uma questão de saúde pública. Os benefícios inerentes à prática da atividade física são amplamente reconhecidos. De acordo com a OMS, a atividade física reduz o risco de morte prematura por doenças cardiovasculares, diabetes do tipo II e cancro do cólon,reduz ainda a depressão e a ansiedade, ajuda a controlar o peso corporal, a reduzir a hipertensão arterial, a manter a saúde e o bom funcionamento do sistema músculo-esquelético, a melhorar a mobilidade e a promover o bem-estar psicológico.
Podemos acrescentar que é também qualquer esforço muscular pré-determinado, destinado a executar uma tarefa, seja ela um "piscar dos olhos" ou um deslocamentodos pés. Modernamente, o termo refere-se em especial aos exercícios executados com o fim de manter a saúde física, mental e espiritual; em outras palavras a "boa forma".

Atividade física na infância e na adolescência
Nas crianças e nos adolescentes a prática de atividade física tem como vantagens/benefícios o estimulo ao bem-estar e hábitos de vida saudáveis, a criação de hábitos de vidasaudáveis no futuro, o estímulo para o desenvolvimento da massa óssea, muscular e articulações, o aumento da força e resistência muscular, contribui para uma boa saúde e para um bom controlo do peso, a redução do risco para doenças crónicas, a promoção da convivência saudável em comunidade e o estímulo ao amadurecimento das habilidades cognitivas e motoras.

Recomendações para a prática de atividadefísica segundo a faixa etária:
Lactentes:
* Não há recomendação específica;
* Deve-se estimular a criança a brincar;
* Não deixar a criança o dia todo no mesmo sítio (carrinhos, cadeiras, etc.).
1 a 3 anos
* É recomendada a prática de 90 minutos de atividade física diária;
4 a 5 anos
* É recomendada a prática de 120 minutos de atividade física diária;

6 a 12 anos...
tracking img