Empreendedor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (510 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
MENOS BUROCRACIA = mais formalidade

OS 180 DIAS NECESSÁRIOS PARA ABRIR UMA EMPRESA AUMENTAM A TENTAÇÃO DE PERMANECER INVISÍVEL AOS OLHOS DO FISCO E DA LEGISLAÇÃO.
Por Andréa Ramos BuenoOs custos causados pela burocracia são extremamente elevados para as empresas de pequeno porte. O prazo de 180 dias para que um empreendedor consiga formalizar sua empresa facilita a informalidade,explica Julio Durante, gerente de Políticas Públicas do SEBRAE- SP. “Aqui (no Brasil), o empreendedor encontra tantas portas fechadas que decide ficar informal e, com isso tudo mundo perde”, explica.As dificuldades são grandes e as soluções, além de poucas, demoram a ocorrer. Algumas são de iniciativa de entidades como o Sebrae-SP.; outras, até vêm de órgãos públicos criados para fomentar oempreendedorismo. Exemplos de serviços assim são as salas do Empreendedor, com total apoio do SEBRAE- SP e o Sistema de Licenciamento (SIL), que é um dos serviços do Poupatempo de São Paulo.
Nas salas doEmpreendedor é possível resolver, menos de uma hora, o que levaria dias. O posto de Ribeirão Preto, inaugurado em 2008, é um exemplo que a simplificação dos processos aumenta a formalidade. Desde oinício de suas atividades, a Sala já realizou 14 mil formalizações. No mesmo dia, em uma única consulta, é possível obter o CNPJ de Empreendedor Individual, alvará de funcionamento, e a análise daprefeitura sobre qualquer restrição relacionada ao local informado para a instalação da empresa.
Em número total de formalizações, Ribeirão Preto perde apenas para a capital, Campinas e Guarulhos. Quandocomparada ao número de habitantes, a cidade é a primeira do estado em abertura de empresas. O sucesso deve-se à parceria do SEBRAE- SP com a prefeitura, a Casa do Contabilista e a AssociaçãoComercial.
Segundo o gerente do escritório regional do SEBRAE- SP Ribeirão Preto, Rodrigo Matos do Carmo, após os procedimentos, o empreendedor é encaminhado para o SEBRAE- SP. “Nessa etapa, ele receberá...
tracking img