Gravidez na adolescencia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1144 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A interdisciplinaridade na sua interface com o mundo do trabalho

MANGINI, Fernanda Nunes da Rosa Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
MIOTO, Regina Celia Tamaso Doutora em Saúde Mental pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) Pós-doutorado naUniversidade de Perugia-Itália Professora da Graduação e da Pós-Graduação da UFSC Bolsista de produtividade em pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)

(...) Este artigo focaliza a interface da interdisciplinaridade com o mundo do trabalho e a importância que a referida categoria passa a adquirir nesse espaço. (...) p.207

A interdisciplinaridade tentareconstruir o conhecimento unitário e totalizante do mundo frente a fragmentação do saber supõe um eixo integrador, que pode ser o objeto de conhecimento, um projeto de investigação, um plano de intervenção, no que se refere a pratica de interversão social, faz-se necessário uma postura interdisciplinar.

(...) A interdisciplinaridade, a partir do final dos anos 1960, torna-se objeto de pesquisa,mobilizando inúmeros intelectuais e empresários (...) p.207.

E uma nova atitude diante da questão social do conhecimento, de abertura a compreensão de aspectos ocultos do ato de aprender, nessa perspectiva, pretende-se discutir a categoria interdisciplinaridade ancorada em estudos que buscam compreender o lugar e o papel do conhecimento na sociedade contemporânea.

(...) O primeiro conceitoou logica de interdisciplinaridade, presente na Europa, principalmente na França, entende a interdisciplinaridade como um fim em si mesmo. Ou seja, a construção do saber interdisciplinar se justifica pelo conhecer, fixando a questão em dimensões epistemológicas dos saberes e na racionalidade científica centrada na busca do significado (saber-conhecer/ polo-objeto) (...) p 209.

Ainterdisciplinaridade não deve ser vista como meta a ser cumprida sobre pressão, nem tão pouco pela lei, pelo contrario, ela se pressupõe como uma organização, uma articulação voluntaria e em sintonia, visando um interesse comum.

(...) O contexto sócio histórico de construção e difusão do conceito de interdisciplinaridade está sistematizado em dois grandes grupos de acontecimentos vinculados, especialmente,ao campo da produção e ao campo científico num movimento tensionado pelas contradições presentes naquele momento histórico. (...) p 210.

Dessa forma, o surgimento da interdisciplinaridade está associado, tanto aos conflitos que eclodem nas universidades no final dos anos 1960, quanto à crise do próprio sistema do capital na década de 1970 Sendo assim a interdisciplinaridade acaba favorecendo umainstigante disposição para os horizontes do saber.
(...) Os empresários captaram na ideia de interdisciplinaridade, que brotava do movimento estudantil, um meio potencial para resolver, no âmbito do conhecimento, os problemas da formação excessivamente especializada do presente e do futuro trabalhador (...) p 211

Dessa maneira é que as demandas dos movimentos de trabalhadores e, também dosmovimentos de estudantes foram ressignificadas. O capital consegue se reorganizar, incorporando à sua maneira ou à sua lógica as reivindicações desses sujeitos políticos, pois, a partir do momento que a interdisciplinaridade entra na agenda dos movimentos sociais, inspirando mudanças, ela entra, também, na agenda dos empresários ligados ao setor da economia.

(...) As ideias genericamenteveiculadas a respeito da interdisciplinaridade seduzem o trabalhador para o desenvolvimento de uma subjetividade adequada ao novo momento de acumulação de capital (...) p 212.

Nessa perspectiva, a interdisciplinaridade é tomada como uma atitude de abertura do sujeito individual ou coletivo equipe, disposto à: integração, interação, coordenação, colaboração, e à cooperação. A interdisciplinaridade...
tracking img