Granulometria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1151 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
ESCOLA DE ENGENHARIA
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE MINAS
TRATAMENTO DE MINÉRIOS – LABORATÓRIO 1
















Caracterização Tecnológica de Minério de Ferro


















????
Gilvana Gomes de Souza
????

Belo Horizonte - Setembro de 2010


RESUMOPalavras-chave:











































ÍNDICE

1. Introdução 4

2.Objetivos 7

3. Amostragem

​3.1 Metodologia
​3.2 Resultados e Discussão

4. Análise Granulométrica por Peneiramento

4.1 Metodologia
​4.2 Resultados e Discussão

5. Análise Granulométrica por Sub-peneiramento: Ciclosizer

5.1 Metodologia
​5.2 Resultados e Discussão

6.Liberação

6.1 Metodologia
​6.2 Resultados e Discussão

7. Determinação do Teor de Quartzo: Pierre Gy

7.1 Metodologia
​67.2 Resultados e Discussão

8. Conclusão

9. Referências Bibliográficas
















Caracterização Tecnológica de Minério de Ferro


1. INTRODUÇÃO

Na natureza os minérios possuem composições mineralógicas, granulometria,teores de ganga e texturas diferentes dependendo da sua localização. Num mesmo depósito podem se encontrar vários tipos de minérios diferentes. Conhecendo este fato concluímos que processos tecnológicos adequados para um certo tipo de minério é raramente efetivo para outra espécie similar. Dessa maneira faz-se importante o estudo mais aprofundado e detalhado sobre a espécie que se desejaexplorar.​
​A caracterização tecnológica envolve todos os trabalhos e estudos desenvolvidos para o conhecimento das principais características de um material, avaliando a viabilidade técnica e econômica de uma possível exploração. Em caso favorável a caracterização deve nos fornecer o procedimento a ser utilizado na usina de processamento.
​Os ensaios de caracterização devem avaliar a distribuiçãogranulométrica do material, sua composição mineralógica, química e o grau de liberação das partículas. Atentando sempre para as técnicas de amostragem e para os erros envolvidos em cada etapa.
​A partir do conhecimento detalhado do minério pode-se prever a recuperação do processo de concentração e os problemas que poderão ser enfrentados nos testes iniciais. Os resultados dos estudos devem sersuficientes para orientar a escolha de sequências de maior eficiência nos procedimentos de concentração e definir as aplicações ndustriais do produto obtido.


1.1 Amostragem

O processo de amostragem é uma sequência de operações de retirada de uma quantidade finita do material que se desejar estudar, abrangendo também sua homogeneização e separação, utilizando para isso técnicas adequadas. Asetapas são conduzidas de modo que os incrementos sejam representativos do universo amostrado, ou seja, tenham exatamente – ou mais próximas possíveis – as características do universo (densidade, teor, distribuição granulométrica, constituintes minerais).
​Como a amostragem é umas das operações mais complexas e passíveis de introduzir erros ao processo de caracterização, o estudo dessas técnicastem o objetivo de minimizar os erros cometidos nas etapas de preparação das amostras. Os erros mais comuns dividem-se em erros de operação e os erros de amostragem propriamente ditos. ​Os erros de operação consistem geralmente de perda de partículas pertencentes à amostra (retido nos equipamentos, por exemplo), contaminação da amostra por material estranho, alteração de uma característica a ser...
tracking img