Granulometria

Páginas: 7 (1536 palavras) Publicado: 12 de dezembro de 2013
CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE SANTARÉM
ENGENHARIA CIVIL









RELATÓRIO DO ENSAIO TECNOLÓGICO










SANTARÉM-PA
2013
André Ferreira de Moraes
Clara Juliana Branches
Gustavo Laionel
Juliana Ribeiro
Matheus Cristofoli Dias
Matheus dos Santos Oliveira
Uriel Araujo




RELATÓRIO DO ENSAIO TECNOLÓGICO
Relatório de laboratório, apresentado ao CEULS-ULBRA,curso de Engenharia Civil, semestre 2013/2, para obtenção de nota parcial do grau 1, disciplina de Tecnologia do Concreto.
Orientação: Prof. Msc Paulo Henrique Lobo Neves




SANTARÉM-PA
2013

Sumário





1.0 INTRODUÇÃO

A importância do concreto na construção civil é imensurável por isso o profissional tem que tornar adequado o material para a devida aplicação, desta forma, énecessário então dosar corretamente o traço. Existem diferentes tipos de concreto no mercado e o que diferencia um do outro é o traço pois a mistura dos materiais (de areia, brita cimento, cal, água e aditivos) seguindo rigorosamente a dosagem estudada está diretamente ligada a resistência do concreto. Sabendo-se disso, vem a tona então, os ensaios de laboratório que através de ensaios tecnológicosmostram os dados necessários para o estudo com concreto.
No estudo inicial, falaremos sobre alguns conceitos fundamentais, aprofundamos os agregados, dando uma maior ênfase ao quebradinho que é o centro de nosso trabalho, e logicamente seu estudo laboratorial, que compreende na determinação da granulometria, massa específica, massa unitária, através de instrumentos ideais indicados pelas normas.Então, foi proposto um trabalho no dia 19/09/13, com a finalidade de mostrarmos os resultados do nosso segundo contato com as experiências necessárias ao estudo dos agregados, tais quais suas exigências segundo a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Aprendemos a manipular os instrumentos necessários, recomendados por norma como: Peneiras, frasco de Chapman, Proveta graduada, Balança deprecisão, além de revisar algumas recomendações exigidas em um laboratório.







2.0 OBJETIVOS

Através do Frasco de Chapman, definir a massa específica do agregado miúdo e com a proveta graduada, a massa específica do agregado graúdo tais quais seus procedimentos técnicos laboratoriais. Além destes, classificar os agregados através do ensaio granulométrico e conhecer seusprocedimentos técnicos regidos pelas normas brasileiras.
3.0 DEFINIÇÕES

3.1 AGREGADO MIÚDO: Segundo a NBR7211, é a areia de origem natural, ou mesmo resultante do britamento das rochas estáveis, cujos grãos passam na peneira ABNT nº4 (4.8 mm) e ficam retidas na peneira ABNT nº200(0.075 mm).
3.2 SÉRIE NORMAL OU INTERMEDIÁRIA DE PENEIRAS: Conjunto de peneiras sucessivas que atendem as normas da ABNT. Aspeneiras de série normal estão classificadas segundo a NBR7211 em: 75 mm; 37,5 mm; 19 mm; 9,5 mm; 4,75 mm; 2,36 mm; 1,80 mm; 600µm; 300µm; 150µm. As peneiras de série intermediária, por sua vez, classificam-se em: 63 mm; 50 mm; 31,5 mm; 25 mm; 12,5 mm; 6,3 mm.
3.3 DIMENSÃO MÁXIMA CARACTERÍSTICA: É uma grandeza associada à distribuição granulométrica do agregado, correspondente a aberturanominal da malha da peneira das duas séries, normal e intermediária, na qual o material apresenta uma porcentagem retida igual ou inferior a 5% em massa.
3.4 MÓDULO DE FINURA: Soma das porcentagens retidas acumuladas em massa de um agregado, nas peneiras de série normal, dividida por 100.
MF = % Retida Acumulada
100




3.5 CLASSIFICAÇÃO DAS AREIAS: Os agregados podemser classificados através do módulo de finura.
2,90 < MF < 3,50 -------- Grossa
2,20 < MF < 2,90 -------- Média
1,55 < MF < 2,20 -------- Fina
3.6 GRANULOMETRIA: É o método de análise que visa classificar as partículas de uma amostra pelos respectivos tamanhos e medir as frações correspondentes a cada tamanho.
4.0 DETERMINAÇÃO DA MASSA ESPECÍFICA DO AGREGADO MIÚDO
4.1 MATERIAIS UTILIZADOS...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • granulometria
  • Granulometria
  • GRANULOMETRIA
  • GRANULOMETRIA
  • Granulometria
  • Granulometria
  • Granulometria
  • granulometria

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!