Trabalhos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 40 (9882 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DE MOGI DAS CRUZES
MARIA ROSANGELA ROSA MIRANDA










ESTUDO DO SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE FACILIDADES EM EDIFÍCOS COMERCIAIS











.


Área de Concentração:
Engenharia de Transportes
Orientadores:




MOGI DASCRUZES, SP
2007
UNIVERSIDADE DE MOGI DAS CRUZES
MARIA ROSANGELA ROSA MIRANDA










ESTUDO DO SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE FACILIDADES EM EDIFÍCOS COMERCIAIS



Trabalho de conclusão de curso de graduação apresentado à Universidade de Mogi das Cruzes, como parte dos requisitos para obtenção do título de Engenheiro Civil.Área de Concentração:
Engenharia Civil


Orientadores:
Prof. Msc. Carlos Roberto Godoi Cintra


MOGI DAS CRUZES
2007
MARIA ROSANGELA ROSA MIRANDA

ESTUDO DO SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE FACILIDADES EM EDIFÍCOS COMERCIAIS





Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao curso de EngenhariaCivil da Universidade de Mogi das Cruzes como parte dos requisitos para a conclusão do curso.






Aprovado em: ............................................




AGRADECIMENTOS






























A Deus e a todos aqueles que me orientaram na vida, especialmente à minha mãe Eulália Rosa de Jesus.RESUMO


O presente trabalho estuda os conceitos necessários para o suporte do planejamento do sistema de gerenciamento de facilidades em edifícios comerciais, a partir do entendimento sistêmico do edifício dentro do contexto da organização e do meio ambiente em que está inserido, objetivando a utilização produtiva do ambiente de trabalho através do oferecimento de suporte adequado aosdiversos usuários do edifício.
Entende-se por gestão de facilidades (GF), também conhecida como Facilities Management, uma área de negócio em franca expansão, responsável pela gestão de espaços conteúdos, sistemas e equipamentos agregados às instalações das organizações visando uma completa interação homem, comunidade e ambiente tecnológico. Como segmento de serviços, vem demonstrando grandecrescimento e interesse no setor empresarial Brasileiro. Como elo e suporte da cadeia de valores das empresas, passa não apenas a controlar atividades de manutenção predial e instalações, gerenciamento de utilidades, condicionamento de ar e sistemas prediais, mas também gerenciamento de resíduos, espaços ergonômicos, segurança, limpeza, estacionamento, conveniências, jardinagem, manutenção de imagemcorporativa, projeto específicos para atendimento legal e todas as atividades indiretas que alavancam o posicionamento estratégicos das empresas.
O gerenciamento de facilidades, assim compreendido, representa a resposta ideal para as necessidades de transformações dos modelos gerenciais até então utilizados para a operação e manutenção do edifico e seus sistemas de maneira a poder enfrentar os novosdesafios impostos pela sociedade.

LISTA DE FIGURAS






LISTA DE TABELAS



LISTA DE GRÁFICOS




LISTA DE ABREVIATURAS
ASTM - AMERICAN SOCIETY FOR TESTING AND MATERIALS

FM - FACILITIES MANAGER

GF - GERENCIAMENTO DE FACILIDADES

IT - TECNOLOGIA DE INFORMAÇÕES

RC - RECURSOS COORPORATIVOS

RH - RECURSOS HUMANOS

TFM - TOTAL FACILITIES MANAGEMENT

SUMÁRIOCapítulo 1 Introdução
Devido ao avanço incorporado ao edifício e a seus sistemas nos últimos tempos aumentou a exigência e a interdependência dos diversos elementos presentes no espaço da construção civil. (Lea Lobo, 2006).
O suporte oferecido por estes aos seus usuários passou a ter importância estratégica crescente para o desenvolvimento de atividades no interior das edificações. Novas e...
tracking img