Grandes pensadores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3133 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Pedagogia EAD – Polo Sumaré
Disciplina: Psicologia
2º Semestre



Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Psicologia da Educação ”, sob orientação do professor-tutor à distância Cássia Regina Gasparin dos Santos Pereira.Sumaré
2012

Sumário

1. Introdução............................................................................................ 4

2. As contribuições de Sigmund Freud para a educação............................... 5

3. As contribuições de Jean Piaget para aeducação..................................... 6

4. As contribuições de Henri Wallon para a educação................................. 8

5. As contribuições de Lev Vigotski para a educação................................... 9

6. Considerações Finais............................................................................... 11

7. ReferênciasBibliográficas........................................................................... 12



Introdução

Nesta atividade proposta, mostraremos com grande honra um breve vislumbre da vida e obra de quatro psicólogos que marcaram sua geração e que muito contribuíram para a educação mundial.Veremos como suas teorias quebraram barreiras, mesmo vivendo em uma época que se dava pouco ou nenhuma atenção, a assuntos relacionados à mente infantil, crianças e educação. Também analisaremos como suas pesquisas e teorias têm sido usadas na pratica por professores, com o objetivo de dar uma educação de qualidade, transmitindo conhecimentos e valores que possam formar indivíduos preparados paraenfrentar o mundo. E ainda, como podemos nos beneficiar e tirar proveito das pesquisas e estudos deixados por estes fascinantes educadores Sigmund Freud, Jean Piaget, Henri Wallon e Lev Vigotski.
Mostraremos ainda que estas grandes mentes nos ensinaram que todos conseguem chegar ao conhecimento basta que haja dedicação, preparação pedagógica, conhecimento sobre o assunto ensinado epaciência por parte dos educadores e coordenadores das escolas.





















2. Ascontribuições de Sigmund Freud para a educação.
   
Nascido no ano de 1856 em Freiberg, na Moravia, (na República Tcheca) Sigmund Freud foi o fundador da psicanálise. Estudou medicina e desde cedo se especializou em neurologia. Ele foi o primeiro a pesquisar o inconsciente humano e suas motivações.
De acordo com seus estudos, o psicanalista, não deve conter-se apenas doque está sendo dito pelo paciente, mas sim analisar como um todo o assunto abordado.
Ele questiona alguns impulsos pessoais, que são tratados com indiferença pela sociedade, mas que sempre são trazidos à tona, sem nem mesmo percebermos, assuntos esses relacionados ao sexo. E alguns destes desejos sexuais são reprimidos ainda na infância.  Freud faz uma divisão da mente humanaem três partes: o ego que se identifica à nossa consciência; o superego, que seria a nossa consciência moral, ou seja, os princípios sociais e as proibições que nos são colocadas nos primeiros anos de vida e que nos acompanham de forma inconsciente a vida inteira; e o id, isto é, os impulsos múltiplos da libido, que nos guiam sempre para o prazer. Todas as coisas reprimidas ou nossos desejos...
tracking img