Os grandes pensadores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1323 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
OS GRANDES PENSADORES

FREDERICK WINSLOW TAYLOR

HENRY FORD

JULES HENRI FAYOL

Ricardo de Souza Loiola RA. 2012118610

Sumário
Paginas1Introdução................................................................................................3
2 Frederick Winslow Taylor........................................................................4
2.1 Princípios de Taylor............................................................................5
3 Henry Ford..............................................................................................6
4 Jules Henri Fayol....................................................................................7
4.1 Princípios Básicos...............................................................................8
5Conclusão..............................................................................................9
6 Bibliografia.............................................................................................10

1- Introdução

Apresento uma pesquisa sobre grandes administradores. Veremos a seguir grandes nomes da administração e como as teorias de gênios da administração não somente influenciam, mas também são usados diretamentenas organizações de hoje e quando aplicadas corretamente podem ser responsáveis pelo sucesso das organizações. Veremos Frederick Winslow Taylor, Henry Ford e Jules Henri Fayol. Em cada teoria encontraremos pontos, relacionados ou não que traçam o sucesso de grandes organizações nos dias de hoje.

2- Frederick Winslow Taylor (1856-1915). Liderou o movimento da administração cientifica, no séculoXX.
Considerado o pai da administração científica, Taylor. O modelo de administração desenvolvido pelo engenheiro estadunidense caracteriza-se pela ênfase nas tarefas, objetivando-se aumentar a eficiência da empresa aumentando-se a eficiência ao nível operacional. O inicio do século XX foi um momento de grandes transformações tecnológicas, econômicas e sócias. Foi á época que surgiram e cresceramempresas para fornecer em grandes quantidades, uma das preocupações marcantes dos administradores dessa época era a eficiência dos processos de fabricação. A pessoa que conseguiu montar um conjunto de principios e as técnicas para tratar da eficiência foi Frederick Winslow Taylo, líder de um grupo que promoveu o movimento da administração cientifica.
Para colocar em pratica o principio dosmétodos de pesquisa, Taylot fazia os estudos de tempos e movimentos. Taylor cronometrava os movimentos dos trabalhadores e os dividia nas tarefas que compunham. Essas tarefas eram chamadas unidades básicas de trabalho. Em seguida, Taylor analisava as unidades básicas de trabalho, procurando encontrar a melhor maneira de executa-las e de combina-las para a tarefa maior. As tarefas que passavam por esseprocesso estavam “taylorizadas”

2.1 - Princípios de Taylor
Segundo Chiavenatto, 7ª edição, totalmente revisada e atualizada, 2004, Ed. Elsevier, pag. 64 : Para Taylor, a gerência deve seguir quatro princípios, a saber:
Princípio do planejamento:
Consiste em substituir o critério individual do operário, a improvisação e o empirismo por métodos planejados e testados.
Princípio da preparaçãodos trabalhadores:
Consiste em selecionar cientificamente os trabalhadores de acordo com suas aptidões, prepará-los e treiná-los para produzirem mais e melhor, de acordo com o método planejado, e em preparar máquinas e equipamentos em um arranjo físico e disposição racional. Pressupõe o estudo das tarefas ou dos tempos e movimentos e a Lei da fadiga.
Princípio do controle:
Consiste em...
tracking img