Grandes pensadores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (370 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Pitágoras desenvolve seu pensamento defendendo a idéia de que tudo preexiste a alma, já que esta é imortal.

Tales de Mileto preocupavam muito com o Universo e com os fenômenos da natureza.Buscavam explicar tudo através da razão e do conhecimento científico.

Sócrates começa a pensar e refletir sobre o homem, buscando entender o funcionamento do Universo dentro de uma concepção científica.Para ele, a verdade está ligada ao bem moral do ser humano. Buscava soluções por meio de debates envolvendo partes distintas.

Platão que as idéias formavam o foco do conhecimento intelectual. Ospensadores teriam a função de entender o mundo da realidade, separando-o das aparências. 

Aristóteles desenvolve a lógica como forma de chegar ao conhecimento científico. A sistematização e os métodosdevem ser desenvolvidos para se chegar ao conhecimento pretendido, partindo sempre dos conceitos gerais para os específicos.

Ceticismo de acordo com os pensadores céticos, a dúvida deve estarsempre presente, pois o ser humano não consegue conhecer nada de forma exata e segura.

Estoicismo os sábios estóicos como, por exemplo, Marco Aurélio e Sêneca, defendiam a razão a qualquer preço. Osfenômenos exteriores a vida deviam ser deixados de lado, como a emoção, o prazer e o sofrimento.

Santo Agostinho o conhecimento e as idéias eram de origem divina. As verdades sobre o mundo e sobretodas as coisas deviam ser buscadas nas palavras de Deus.

Santo Tomás de Aquino idéias que visava unir a fé com o pensamento racional.

René Descartes privilegiando a razão e considerando-a  basede todo conhecimento, só existe aquilo que pode ter sua existência comprovada. 

Rosseau a experiência, a razão e o método científico passam a ser as únicas formas de obtenção do conhecimento.Auguste Comte ideal de uma sociedade baseada na ordem e progresso influencia nas formas de refletir sobre as coisas. O fato histórico deve falar por si próprio e o método científico, controlado e...
tracking img