Gramsci

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (472 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Gramsci

Autor da obra Cadernos e Cartas do Cárcere e membro do Partido Comunista Italiano, Antonio Gramsci acreditava em um projeto político que provocaria uma revolução socialista e a derrubadado fascismo. Para que isso acontecesse era necessário haver uma mudança na cultura formando assim uma nova mentalidade do proletariado italiano tendo a escola e os intelectuais como causadores dessatransformação.
A educação tem papel central no pensamento gramsciano e a escola é considerada como instituição capaz de formar novos intelectuais (ou intelectuais orgânicos) que agiriam no processo datão desejada hegemonia civil. Ele criticou as academias literárias intelectuais da época dizendo serem elas ?cemitério de cultura? que somente tinham o objetivo de satisfazer a classe dominante.Defendia a socialização da educação e da cultura intelectual sugerindo que os intelectuais tradicionais contribuíssem para a extensão do conhecimento à população geral através das parcerias comuniversidades.
Havia na época dois tipos de escola: a clássica(voltada para a classe dominante) e a profissional(voltada para a classe trabalhadora). O teórico defendia uma única escola que aliasse oconhecimento do trabalho manual e capacidade intelectual: a escola única ou elementar. Essa escola, dizia ele, não deveria ?hipotecar o futuro do jovem e não constringir a sua vontade, a sua inteligência, a suaconsciência em formação a mover-se dentro de um trilho com direção pré-fixada; uma escola de liberdade e de livre iniciativa e não uma escola de escravidão e mecanicidade? (Gramsci, 1975). Primavapelo principio da igualdade, base da filosofia de Karl Marx, defendendo que o trabalho e seu aperfeiçoamento eram o ponto de partida para essa conquista. A escola única realizaria o processo deigualdade, pois como instituição ativa mesclaria teoria e prática nas atividades laborativas dos homens com o objetivo de educar as classes subordinadas para o cumprimento de seu papel na sociedade em seu...
tracking img