Gramsci

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2178 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Questão 01 Explique as seguintes categorias trabalhadas por Gramsci:

Hegemonia: Em primeira instância, hegemonia significa simplesmente liderança, derivada diretamente de seu sentido etimológico. Para Gramsci significa um tipo particular de dominação. Nessa acepção hegemonia é dominação consentida, expressar sua dominação, especialmente de uma classe social ou nação sobre seuspares. Na sociedade capitalista, a burguesia detém a hegemonia mediante a produção de uma ideologia que apresenta a ordem social vigente, e sua forma de governo em particular, a democracia, como se não perfeita, a melhor organização social possível. Quanto mais difundida a ideologia, tanto mais sólida a hegemonia e tanto menos necessidade do uso de violência explícita.

Contra hegemonia:Corresponde a uma interpretação do conceito de hegemonia de Gramsci a partir de uma perspectiva crítica, atualizada e, sobretudo estratégica, por parte de inúmeros marxistas (os brasileiros Leandro Konder e Carlos Nelson Coutinho, por exemplo), objetivando traduzir/demarcar, em termos de luta ideológica e material, um projeto antagônico de classe, em relação à hegemonia burguesa. O termo, que seconsolidou pelo uso, significa que a luta é contra uma hegemonia estabelecida, uma luta que objetiva a construção de uma nova hegemonia, e que por isso, corresponde a um projeto de classe distinto.

Aparelhos Privados de Hegemonia: aparelhos privados de hegemonia são instituições da sociedade civil (distintamente da sociedade política, o Estado, e autônomas em relação a ele) voltadas àsedimentação de um dado consenso, a hegemonia, no sentido de vitória de uma visão de mundo sobre outras, a ser conseguida através da ocupação de espaços ideológicos.

Sociedade Estado Ampliado: Compõe-se na relação entre a sociedade política e a sociedade civil, ou seja, é formada pela hegemonia conquistada - ao mesmo tempo - pela coerção e pelo consenso. Este cenário de correlação deforças, denominado por Gramsci com “Estado Ampliado”, pode servir para manter ou transformar as relações sociais de acordo com os interesses da classe hegemônica. As classes sociais lutam por hegemonia, ou seja, lutam para conquistar aliados para seus projetos e construir, neste cenário, um consenso e uma direção comum. Esse contexto se expressa, ao mesmo tempo, nas esferas do Estado (nos poderesexecutivo, legislativo e judiciário), como também orienta e potencializa as lutas sociais concretamente existentes fora da esfera estatal (movimentos sociais, partidos, sindicatos, etc..).

Civil: Formada por um conjunto de instituições responsáveis pela representação de diferentes tipos de interesses (interesses “privados”, de grupos e/ou segmentos particulares comprometidos com amanutenção ou a ruptura da ordem). Esses grupos e/ou segmentos sociais – sustentados em determinados interesses de classe – estão emprenhados e comprometidos com a difusão de suas ideologias (partidos, igrejas, escolas, entre outras instituições). Trata-se de uma dimensão cuja adesão é voluntária.

Guerra de Movimento: Consiste na conquista do poder pela força, sendo necessário nos paísesorientais, pois a sociedade civil era fraca, com reduzida influência sobre as massas. Onde a um processo de construção da contra hegemonia dentro dos aparelhos privados de hegemonia. Ela é voltada diretamente para a conquista e conservação do Estado em sentido restrito.

Guerra de Posição: Nós países ocidentais a sociedade civil era forte, com elevada influência sobre as massas, reduzindo aprobabilidade das massas pegarem em armas para conquistar o poder. Dessa forma, era necessária uma guerra de posição que é uma complexa luta por espaços e posições dentro do “aparelho” político, um movimento de recuos e avanços na conquista de cargos e alianças, na missão de transformar a classe dirigente em classe dominante para que a própria massa a destitua do poder.
A partir da esfera da...
tracking img