Academicos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5028 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
170-204

2008.02.11

22:53

Página 170

3

O CONHECIMENTO CIENTÍFICO
Capítulo 7. Conhecimento vulgar e conhecimento científico, 171 Capítulo 8. Ciência e construção: a verificabilidade das hipóteses, 185 Capítulo 9. A racionalidade científica e a questão da objectividade, 205

A Lição de Anatomia do Dr. Tulp, de Rembrandt van Ryn (1606-1669). O que é o conhecimento
científico? Comose desenvolve? Em que métodos se baseia? Ao fazer-nos pensar sobre questões como estas, a filosofia da ciência alarga a nossa compreensão de uma forma de conhecimento que mudou radicalmente o mundo em que vivemos.

170-204

2008.02.11

22:53

Página 171

Capítulo 7

Conhecimento vulgar e conhecimento científico
1. Introdução
A influência da ciência na nossa vida é tão vasta eprofunda Secções que se torna muito difícil imaginar como seria hoje o mundo, caso 1. Introdução o conhecimento científico tivesse estagnado há alguns séculos. 2. Ciência e senso comum Não existiriam computadores, telemóveis, pílulas contraceptivas, vacinas, antibióticos, automóveis, frigoríficos, lâmpadas ou televi3. Explicações científicas sões. Todas estas coisas, bem como muitas outras cujoimpacto na nossa vida é tão ou mais forte, devem a sua existência a teoObjectivos rias científicas. Compreender a relação entre ciência e A ciência tem um inegável valor prático, mas as tecnologias senso comum. que produziu ou pode vir a produzir num futuro próximo deram oriCompreender e avaliar o modelo gem a novos problemas. Algumas delas, como a clonagem ou a nomológico da explicação científica.manipulação genética, levantam questões éticas importantes, e muitas outras têm um impacto ambiental preocupante. Na Parte 4 Conceitos examinaremos alguns dos problemas de natureza prática que a Causalidade, explanadum, explanans, lei ciência suscita. da natureza. Nos capítulos que constituem a Parte 3, que agora se inicia, vaModelo nomológico, senso comum. mos olhar para a ciência de outraperspectiva. Vamos tentar perceber o que a caracteriza enquanto forma de conhecimento, independentemente das suas aplicações. A ciência, embora tenha um alcance limitado, costuma ser vista como a forma mais bem-sucedida de conhecimento humano. Para muitas pessoas, as teorias científicas têm um enorme valor teórico: dão-nos um conhecimento sólido da natureza e dos seres humanos, revelam-nos a estrutura eo funcionamento da realidade com uma profundidade cada vez maior. Graças à ciência, sabemos hoje qual é a constituição da matéria, como surgiu a imensa variedade de seres vivos, como os pais transmitem as suas características aos filhos, como funciona o cérebro humano ou como se formaram as montanhas, os continentes e as estrelas. É claro que ainda há imenso para descobrir sobre estes e muitosoutros assuntos, mas a imagem do mundo que a ciência tem vindo a construir parece inexcedivelmente rica, surpreendente e bem fundamentada.

171

170-204

2008.02.11

22:53

Página 172

PARTE 3

O CONHECIMENTO CIENTÍFICO

Note-se, no entanto, que há grandes divergências quanto ao valor teórico da ciência. Algumas pessoas, frequentemente acusadas de cientismo, encaram a ciência comoa única forma de conhecimento genuíno. No extremo oposto, encontramos aqueles que defendem que as teorias científicas têm tanto valor teórico ou cognitivo como os mitos dos povos pré-científicos – a ciência, dizem, é apenas uma entre inúmeras maneiras igualmente «válidas» de falar e de contar histórias sobre o mundo. Obviamente, estas duas posições extremas não são as únicas alternativas. Paraformarmos uma opinião ponderada sobre o valor teórico do conhecimento científico, precisamos não só de estar familiarizados com algumas das teorias científicas mais importantes, mas também de compreender a própria natureza da ciência e o seu funcionamento. Precisamos, enfim, de pensar sobre problemas como os seguintes:

• • • • •

O que é uma explicação científica? O que distingue as teorias...
tracking img