Estampagem profunda

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (748 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Centro Universitário de Formiga- Unifor




Processos de Fabricação



ESTAMPAGEM, CORTE DE CHAPAS,DOBRAMTENTO E ENCURVAMENTO, ESTAMPAGEM PROFUNDA







Nomes: BrunaMarques

Jonas Vaz

Larisse Andrade

Paulo

Professor: Murilo Machado7° Período Engenharia De Produção





Formiga

2011

Estampagem

Estampagem se refere a um conjunto de operações executadas no material bruto, de forma quegeralmente se obtém, ao final do processo, um produto acabado em termos de forma e dimensões.
As operações são executadas geralmente com auxílio de ferramentas, instaladas em prensas. Estampagem é umprocesso de fabricação realizado a frio, no qual uma chapa é colocada sobre uma matriz e submetida a uma força de um punção, de maneira a adquirir a forma geométrica da matriz.
Entende-se queestampagem é o processo de fabricação de peças, através do corte ou deformação de chapas em operação de prensagem geralmente a frio. Emprega-se a estampagem de chapas para se fabricar peças com paredesfinas feitas de chapa ou fita de diversos metais e ligas. As operações de estampagem podem ser resumidas em três básicas:
-Corte
-Dobramento e encurvamento
-Estampagem profunda ourepuxo.
Enquanto as estampagens em corte e dobramento são realizadas a frio, a profunda pode eventualmente ser a quente, dependendo da necessidade.
A estampagem da chapa pode sersimples, quando se executa uma só operação, ou combinada. Com a ajuda da estampagem de chapas, fabricam-se peças de aço baixo carbono, aços inoxidáveis, alumínio, cobre e de diferentes ligas não ferrosas.Devido às suas características este processo de fabricação é apropriado, preferencialmente, para as grandes séries de peças, obtendo-se grandes vantagens, tais como: produção em série, custo baixo...
tracking img