Graduando

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2481 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Norte do Paraná
Patrícia dos Santos Santana

Analisando os problemas socioambientais e as responsabilidades das empresas geradoras do excedente econômico.

Senhor do Bonfim/BA
2011
Patrícia dos Santos Santana

Analisando os problemas socioambientais e as responsabilidades das empresas geradoras do excedente econômico

UNOPAR
Senhor doBonfim/Ba
2011

Analisando os problemas socioambientais e as responsabilidades das empresas geradoras do excedente econômico

Artigo apresentado ao curso de administração, para obtenção de nota da universidade Norte do Paraná-UNOPAR.

Senhor do Bonfim/BA
2011

Resumo:
A proposta desse artigo é fazer uma discussão teórica sobre responsabilidade social e ética das devidas empresas,consumidoras de matéria primas naturais, assim por reavaliar seus conceitos numa perspectiva socioambiental e o critério do administrador como agente da empresa.
Introdução:
O texto a seguir foi elaborado para melhor compreender o objetivo das empresas em seus deveres com o meio social e ambiente, a partir de observações teóricas com base em textos acadêmicos, objetivando estabelecer a importânciasde tais com o meio socioambiental considerando as crises, causas e conseqüências.

“O objetivo vital para o mundo neste século é formar cidadãos que atuem em favor de uma política de desenvolvimento sustentável. O atual modelo de desenvolvimento, marcado pelo caráter predatório e pelo esforço das desigualdades socioambientais, deu frutos amargos como as estratégias de Three Mile Island, Bhopale Chernobyl, alem dos agravos de todo dia que ameaçam o futuro de todo planeta. Impõe-se a multiplicação de práticas sociais que ampliem o direito a informação e promovam a educação ambiental numa perspectiva integradora. Cada pessoa portadora de direito e deveres, se converterá então em ator co-responsável na defesa da qualidade de vida.” (Jacques Demajorovic).

Uma boa qualidade de vidafuturamente só depender de nós, pois o meio ambiente esta em grande processo de mudança em conseqüência dos nossos atos, o aquecimento global se agrava a cada dia, desde os anos 80, em significativos debates internacionais pelo mundo, já pensava-se e faziam-se reflexões referentes a tais temas, contudo é preciso mais ação, “ pra cada ação existe uma reação” e a natureza esta reagindo conforme as nossasações, então pra mudar a situação as empresas começam a pensar em responsabilidade social, mas tudo tem um interesse por traz, a Petrobras por exemplo, divulga sua política de responsabilidade social visando atingir o desafio de ser referencia internacional na gestão dos negócios, assim contribuindo para o desenvolvimento sustentável.
Estamos de fronte aos problemas ambientais, tais como apoluição causada pela introdução de substâncias que normalmente estão em grande proporção no ambiente, como CO2, contribuinte para o agravamento do efeito-estufa. As cidades tornam-se sufocadas com a liberação de tantos gases na atmosfera, assim ocasionado com freqüência a inversão térmica nas grandes metrópoles, como São Paulo. Não somente a poluição do ar é um fato, mas também das águas e do solo,derramamentos de petróleo tem prejudicado a fotossíntese afetando as cadeias alimentares marinhas; lixões a céu aberto é outra problemática, os resíduos sólidos, o liquido denominado de chorume é prejudicial ao solo, tirando sua fertilidade, mas está ai em proporções abrangentes e degradantes.
O desmatamento da flora é outra vertente desses problemas, levando a destruição dos ecossistemas, e o ciclode vida? Este já não é o mesmo, pois a fauna e a flora estão desaparecendo, Calcula-se que desaparecem 100 espécies a cada dia, por causa do desmatamento, prevalesce então a lei do maior. Consequências enchentes, secas terriveis e pessoas vitimas de sues atos. “Todos nós deveríamos nos preocupar mais com o futuro, até porque passaremos o resto de nossas vidas nele.” Charles F. Kettering.
De...
tracking img