Graciliano ramos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1644 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Graciliano Ramos

*Características

O regionalismo de Graciliano Ramos pode ser considerado um acidente nascido da imposição biográfica. O Nordeste que surge de sua obra não é a tentativa de elaborar uma sucessão de painéis em que se procura, simplesmente, mostrar o homem e a vida típicos daquela região. Acima de tudo, o que interessa a Graciliano é o drama, social e psicológico, que massacrao homem, que anula sua dignidade. Nesse sentido, Vidas secas, por exemplo, não se restringe a episódios que retratam a vida precária de certa família de retirantes, mas apresenta pessoas sem esperança, submetidas à vontade dos poderosos e aos caprichos da natureza. O próprio linguajar dos personagens - frases soltas e incompletas, monossílabos-revela como, presos à luta pela sobrevivência,encontram-se apartados de tudo que é humano. Não por outro motivo, o personagem de maior "humanidade" é a cachorra Baleia. Além disso, Vidas secas representa o ponto de chegada do apuro linguístico e do sintetismo desse grande escritor.

*Contexto Histórico

Graciliano Ramos é considerado um dos maiores escritores brasileiros, sendo um dos representantes do chamado "romance de 30", ou neorealismo,inaugurado com o romance "A Bagaceira" (1928), de José Américo de Almeida.
Ele publicou seu primeiro livro aos 36 anos de idade, em 1933, "Caetés", romance que ele vinha escrevendo desde 1925. O livro traz o pessimismo que marcou sua obra. Um ano depois, publicou "São Bernardo".
A prisão, que marcou sua vida e obra, em março de 1936, aconteceu em plena ditadura Vargas. O livro "Angústia" foilançado em agosto de 1937, depois que ele foi solto, e ganhou o prêmio Lima Barreto, concedido pela "Revista Acadêmica".
De caráter memorialista, o livro "Infância", foi lançado em 1945, mesmo ano em que Graciliano se filiou ao Partido Comunista Brasileiro (PCB). Trata-se de uma critica a família conservadora. Nesse mesmo ano, Getúlio Vargas é deposto, e um governo provisório convoca eleições.
Oautor gostava de escrever seus livros à mão. Os originais de "Infância" encontram-se no Instituto de estudos Brasileiros, da USP (Universidade de São Paulo). São 40 relatos distribuídos em três pastas de manuscritos a tinta, contendo as correções e alterações feitas pelo próprio Graciliano.
* Obras
São Bernardo (1932)
Caetés (1933)
Angústia (1936)
Vidas Secas (1938)
Brandão Entre o Mar e o Amor(1942
História de Alexandre (1944)
Infância (1945)
Dois Dedos (1945)
Histórias Incompletas (1946)
Insônia (1947)
7 Histórias Verdadeiras (1951)
Memórias do Cárcere (1953)
Viagem (1954)
Vicentes das Alagoas (1962)
Alexandre e Outros Heróis (1962)
Linhas Tortas (1962)
Histórias Agrestes (1962)
Cartas (1980)

*Vidas Secas

O livro possui 13 capítulos que, por não terem umalinearidade temporal, podem ser lidos em qualquer ordem. Porém, o primeiro, "Mudança", e o último, "Fuga", devem ser lidos nessa sequência, pois apresentam uma ligação que fecha um ciclo. "Mudança" narra as agruras da família sertaneja na caminhada impiedosa pela aridez da caatinga, enquanto que em "Fuga" os retirantes partem da fazenda para uma nova busca por condições mais favoráveis de vida. Assim,pode-se dizer que a miséria em que as personagens vivem em Vidas Secas representa um ciclo. Quando menos se espera, a situação se agrada e a família é obrigada a se mudar novamente.

Fabiano é um homem rude, típico vaqueiro do sertão nordestino. Sem ter frequentado a escola, não é um homem com o dom das palavras, e chega a ver a si próprio como um animal às vezes. Empregado em uma fazenda, pensa nabrutalidade com que seu patrão o trata. Fabiano admira o dom que algumas pessoas possuem com a palavra, mas assim como as palavras e as ideias o seduziam, também cansavam-no.

Sem conseguir se comunicar direito com as pessoas, entra em apuros em um bar com um soldado, que o desafiaram para um jogo de apostas. Irritado por perder o jogo, o soldado provoca Fabiano o insultando de todas as...
tracking img