Graciliano ramos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 43 (10732 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

O objetivo deste trabalho é analisar a linguagem do personagem principal da obra Vidas Secas de Graciliano Ramos, Fabiano. E através deste mostrar que a linguagem é fundamental na vida do ser humano, pois através da linguagem ganhamos sentido a vida, passamos a compreender melhor as situações que nos cercam no dia a dia e saber resolve-las, ela também nos dá possibilidade acomunicação.
A partir do personagem Fabiano, irei analisar como a linguagem interfere em sua vida e se este sabe entende-la como possibilidade a comunicação.
Escolhi este tema, pois a linguagem esta presente na vida de todo ser humano, ela é fundamental
Escolhi a obra “VIDAS SECAS” de Graciliano Ramos, pois me instiga neste romance, mais do que a sua estrutura estilística é a capacidade de o autorexpressar, através de cada personagem, o problema da comunicação e da solidão, em que se vêem os seres, em seu pequeno mundo atingido pelo flagelo.
Era grande meu interesse em analisar a “secura” que acompanhava Fabiano, protagonista da narrativa, o qual enfrenta, com sua família as dificuldades provenientes da seca do Nordeste . VIDAS SECAS tudo falta, até a voz, até as falas que se tornam,também elas, secas, já que não conseguem aqueles flagelados articular mais do que rude palavras,exclamações, insultos ou interjeições muitas vezes entre dentes e ruídos, entre um sofrimento sem lágrimas. Por este motivo carregam consigo uma sequidão já nos traços físicos das faces terrosas, isolam-se ou são isolados através de sua mudez.
No sentido de firmar a compreensão sobre o personagemcentral Fabiano, tomei, como base maior de pesquisa, o estudo do próprio romance que foi lido exaustivamente, a fim de a temática ser bem explorada, sob o apoio do próprio texto, pois este é principalmente o discurso de Graciliano, é aquilo que consolida todos os sentidos correntes na narrativa. Ative-me mais aos trechos que mostram que a seca atinge o personagem. A um discurso mais de intenção, desons mal articulados, mas com sonhos de um dia melhorá-lo. Neles é que se imprime especialmente o meu estudo.

CAPITULO I

O AUTOR E A OBRA

1.1-GRACILIANO RAMOS:

Segundo Alfredo Bossi (1994), Graciliano Ramos nasceu em Quebrângulo, Alagoas em 1892. Passou sua infância em Buíque, Pernambuco em Viçosa. Primogênito de um casal sertanejo de classe média, que teve 15 filhos. Fez estudossecundários em Maceió, mas não cursou nenhuma faculdade. Em 1910 estabeleceu-se em Palmeira dos Índios onde o pai vivia de comércio. Após uma breve estada no Rio de Janeiro, como revisor do “Correio da Manhã e da Tarde (1914)”, regressou a Palmeira dos Índios ao saber dada morte de três de seus irmãos vitimados pela febre bubônica. Passa a fazer jornalismo e política, exercendo a Prefeitura dacidadezinha em 1929 a 1930. A obra de Graciliano Ramos apóia-se em suas memórias. Todos os seus trabalhos partem do que captou nas viagens ou experimentou em sua vida, com transposições violentas, como a passagem de homem público, prefeito, para a condição de presidiário por integrar os quadros do Partido Comunista Brasileiro.
Como características mais marcantes da obra de Graciliano Ramospode-se destacar a temática social, psicológica, problemas do homem da região analisados sob um prisma psicológico, que deixa perceber o homem em sentido absoluto de tal forma, que sua obra adquire uma dimensão universal.
As personagens de Graciliano do romance em pauta são frutos de acuradas observação e cuidadosa construção mostrando a condição do homem, no seu estado primário, nivelando-se comanimais e elementos da natureza.
O autor apresenta uma linguagem concisa, clara, correta, reduzida ao essencial perfeitamente adaptada aos aspectos que pretende fixar. A partir de 1925, redige seu primeiro romance Caetés. De 30 a 36, viveu quase todo o tempo em Maceió onde dirigiu a Impressa e a Instrução do Estado. Data desse período a sua amizade com escritores que formavam a vanguarda da...
tracking img