Governo vargas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (847 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de maio de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Este trabalho tem como objetivo, comentar sobre o Governo de Getúlio Vargas e a Revolução Constitucionalista de 1932 e dentre estes assuntos iremos destacar a origem desta Revolução, e quais foram àscausas e as consequências deste período.
Getúlio Dornelles Vargas nasceu em 24/08/1954, na cidade de São Borja (RS) e faleceu em 19/4/1882, na cidade do Rio de Janeiro (RJ). Vargas era formado emDireito, ou seja, além de político era também advogado. Foi o presidente que mais tempo governou o Brasil, durante dois mandatos. Foi presidente do Brasil entre os anos de 1930 a 1945 e de 1951 a 1954.Entre 1937 e 1945 instalou a fase de ditadura, o chamado Estado Novo.
Getúlio Vargas assumiu o poder em 1930, após comandar a Revolução de 1930, que derrubou o governo de Washington Luís. Seus quinzeanos de governo seguintes, caracterizaram-se pelo nacionalismo e populismo.
Após a Revolução de 1930, golpe de Estado que levou Getúlio Vargas ao poder, aumentou muito a insatisfação no estado deSão Paulo. Vargas concentrou poder e nomeou interventores nos estados.
No estado de São Paulo era grande a insatisfação com o governo provisório de Vargas. Os paulistas esperavam a convocação deeleições, mas dois anos se passaram e o governo provisório se mantinha. Os fazendeiros paulistas, que tinham perdido o poder após a revolução de 1930, eram os mais insatisfeitos e encabeçaram uma forteoposição ao governo Vargas. Houve também grande participação de estudantes universitários, comerciários e profissionais liberais.
Os paulistas exigiam do governo provisório a elaboração de uma novaConstituição e a convocação de eleições para presidentes. Exigiam também, de imediato, a saída do interventor pernambucano João Alberto e a nomeação de um interventor paulista. Eles também criticavam muito aforma autoritária com que Vargas vinha conduzindo a política do país. Queriam mais democracia e maior participação na vida política do Brasil.
Como Vargas não atendeu as reivindicações dos...
tracking img