144630990213

482 palavras 2 páginas
Fichamento do livro: Contar história “Uma arte sem idade”

SILVA, Coelho Betty Maria.Técnicas de como contar história: Contar história uma arte sem idade.10 ed. São Paulo: Ática, 1999.
Resumo
A autora Betty Coelho, durante um estágio no curso de magistério, vendo a algazarra das crianças pela ausência da professora, teve a idéia de chamar a atenção delas contando uma história. Percebeu que as crianças gostaram muito, então resolveu aprimorar e ensinar as técnicas aprendidas a partir desse livro.
Para a escolha da história é preciso levar em consideração: O ponto de vista literário, o interesse dos ouvintes, sua faixa etária, as condições sócio econômica. (p.14)
Para os pré- escolares as histórias devem ter enredo simples, vivo atraente, contendo situações que se aproxima da vida da criança, de sua vivência afetiva doméstica, do seu meio social, de brinquedos e animais que os rodeiam. (p.15)
A autora apresenta o quanto é importante o narrador estudar a história diferenciando no enredo o que é essencial e o que são detalhes, o essencial deve ser contado na íntegra e nos detalhes o narrador pode usar sua imaginação e criatividade. (p.22)
Deve-se escolher a melhor forma e recursos adequados para apresentar uma história, os recursos podem ser: Simples narrativas, com auxilio de livros, uso de gravuras, flanelográfo e desenhos. Cada recurso tem suas vantagens especificas e requer uma técnica especial. (p.31)
A conversa antes ou durante a história permite a participação das crianças e a interação delas com o narrador, assim, conhece melhor as crianças. (p.49)
O narrador tem que ter uma voz definida considerando os seguintes aspectos: intensidade, clareza e conhecimentos. (p.53)
A história não acaba quando chega ao fim. Ela permanece na mente da criança, que a incorpora como um alimento de sua imaginação criadora. Convém propor atividades, desde que a participação das crianças sejam espontâneas, atividades subsequentes, como: Mímicas, desenhos, recortes, textos

Relacionados