Governo de Vargas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1005 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de agosto de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SUBTITULO 4:


GOVERNO CONSTITUCIONAL
DE
VARGAS
(1934 a 1937)

Indice:

Introdução ::::::::::::::::::: Pagina 1
( TRABALHO PRINCIPAL)
ANL e AIB :::::::::: Pagina 2 e 3
Frente Negra :::::::: Pagina 4
Estado Novo :::::::: Pagina 5
Anexo ::::::::::::::::: Pagina 6
Conclusão ::::::::::: Pagina 7









Introdução:

Valendo-se damanutenção dos setores que o apoiavam e o vazio político ainda gerado pela Revolução de 1930, Getúlio Vargas alcançou mais um mandato presidencial. Desta vez, conseguiu ser eleito de forma indireta pelos integrantes da Assembleia Constituinte. Só com o fim do seu mandato é que haveria a realização de eleições presidenciais com votação direta.
Ao contrário de seu outro governo, Vargas encarou a formação deduas tendências políticas que marcaram essa época. De um lado, a Aliança Nacional Libertadora congregava membros da esquerda, militares e outros simpatizantes de suas ideias voltadas para o âmbito da justiça social. Por outro, a Ação Integralista Brasileira abraçava o discurso totalitarista que tomava espaço na Europa e logo abraçou algumas alas militares, grupos conservadores e setores políticosde esquerda.


Aliança Nacional Libertadora - Ação Integralista Brasileira

Aumentaram as agitações operarias e populares, tendências fascistas se articulam em torno da Ação Integralista Brasileira (AIB) e tendências comunistas e socialistas em torno da Aliança Nacional Brasileira (ANL). No segundo semestre de 1934, um pequeno número de intelectuais e militares fundou a ANL no Rio deJaneiro. O primeiro manifesto público foi lido na Câmara Federal em janeiro de 1935.
Em 5 de julho, a ANL promoveu manifestações públicas em comemoração do aniversário dos levantes tenentistas de 1922 e 1924.
Contra a vontade de muitos dirigentes, aliancistas, foi lido um manifesto de Luís Carlos Prestes, propondo a derrubada do governo e exigindo “todo poder a ANL”. A AIB foi fundada pelonacionalista Plínio Salgado, em 1932, e sua ação principalmente era contra os comunistas. Em um período de viagem, conheceu o fascismo italiano e imaginou algo semelhante para o Brasil. Os integralistas realizavam congressos e encontros, onde ostentavam suas vestimentas e sua simbologia, principalmente um sigma. Como saudação, usavam uma expressão em tupi, Anauê que significa “você é meu amigo”. Entre grupossociais que apoiaram o integralismo, a classe média foi a mais importante, pois o movimento representava uma alternativa à ameaça comunista. A partir de então os aliancistas atuavam com veemência contra os integralistas e propunham mudanças como a suspensão do pagamento da dívida externa, nacionalização de empresas estrangeiras e reforma agrária.
Em julho de 1935, Vargas ordenou o fechamento daANL que foi posta na ilegalidade. Assim, em um grupo aliancista começou o plano para um levante militar, que derrubasse o governo de Vargas e implantasse o socialismo. Por ser um amplo movimento popular, nem toda a ANL defendia o confronto armado, o que não daria ampla sustentação a um levante, embora seus idealizadores pensassem o contrário. Entre os dias 23 e 26 de novembro de 1935, começou umarevolta em Natal e Recife, com participação de militares, mas a repressão foi bastante dura. Em seguida, ocorreram levantes no Rio de Janeiro, mas não tiveram sucesso. Dessa forma, a tentativa de revolução comunista falhou. O movimento ficou conhecido como Intentona Comunista.
FRENTE NEGRA (1931 – 1936)

Este movimento se destacou no início do ano de 1936. Seus integrantes lutavam contra oracismo e a exclusão social, e um de seus principais lideres foi Abdias do Nascimento. Sua sede era em São Paulo, mas teve núcleos no Rio de Janeiro, Pernambuco, Bahia, Rio Grande do Sul entre outros. Dessa maneira, havia entre comunidades negras lideranças interessadas em oferecer melhores condições de vida aos negros, já que a escravidão tinha sido abolida há poucas décadas. Existiam outros...
tracking img