Governo sarney

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (569 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1 – Quais foram os principais avanços institucionais ocorridos durante o governo Sarney?
Para enfrentar o quadro de inflação do país, Sarney criou inicialmente o Plano Cruzado, um sistema decongelamento de preços, salários e troca de moeda, aumentando o poder de compra da população. Contudo essa medida não surtiu efeitos por muito tempo, o que levou a criação do Plano Cruzado II, que tambémfracassou. No período do plano cruzado I, foram eleitos os deputados e senadores integrantes da assembléia constituinte, órgão que instituiu a sétima Constituição da República Brasileira promulgada em1988. As regras dessa constituição regeram a eleição seqüente, com eleição direta para presidente. Ainda durante o governo Sarney, no plano econômico foi criado o plano Bresser e posteriormente o planoverão que encerrou o mandado de Sarney. O governo Sarney deu o primeiro passo para a abertura da economia. A abertura se fazia necessária para o aumento da produtividade, melhoria de qualidade dosprodutos, satisfação do consumidor e estabilização da economia.

3 – Quais as principais diferenças na política macroeconômica do governo Itamar Franco em relação ao Collor?
O governo Collor natentativa de combater a inflação utilizou medidas como congelamento de preços e salários, retenção de ativos, fixação do câmbio, e dolarização da moeda, medidas artificiais que não surtiram efeitos. Ogoverno Itamar Franco aproveitando das experiências fracassadas anteriores, elaborou um novo plano de combate a inflação, criando o Plano Real que consegui combater a inflação.

5 – Descreva osprincipais pontos do plano real e a sua importância para o desenvolvimento econômico brasileiro.
O plano real instituído durante o governo de Itamar Franco conseguiu conter a inflação e estabilizou aeconomia do país. O plano real foi implantado em três fases, primeiro foi criado o Fundo Social de emergência, desvinculando 20% da receitas da União, fazendo um reserva de recursos para o governo. Depois...
tracking img