Acordo de basileia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (365 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Acordo de Basiléia I.

O Acordo da Basiléia é um contrato financeiro internacional, assinado em 1988. Tem por objetivo fortalecer o sistema financeiro, sendo um tipo de ''manual'' derelacionamento bancário usado por vários países, visado maior estabilidade no sistema bancário internacional, pra que o regulamento de capital não seja fonte de desequilíbrio competitivo entre os bancosinternacionais ativos. Assim, os bancos precisam respeitar exigências mínimas de capital, como precaução contra o risco de crédito (probabilidade de perda), o que pode levar uma empresa ao fracasso. Ao invésde ser ocupada por outra concorrente, essa empresa poderiam levar outras à queda, como num efeito dominó.
Resumindo é uma espécie de conjunto de regras que visam evitar a falência das empresas nosistema financeiro, pois este setor, quando atingido, pode derrubar a economia de qualquer país.

Acordo de Basiléia II
Com a evolução do atual acordo de capital para Basiléia II, onde fixa trêspilares sendo, Capital, Supervisão e Transparência e Disciplina de Mercado e mais 25 princípios básicos sobre contabilidade e supervisão bancária se fazem necessárias mudanças substanciais nacontabilidade bancária tanta em termos de contas como de estrutura e conceitos, principalmente de risco operacional. Percebe-se claramente que o mais importante é a gestão conscientes risco e não apenas tercapital suficiente para cobrir estes. O avanço foi qualitativo e quantitativo em termos de complexidade, o que certa forma encarece adoção dos modelos ideais. A supervisão bancária mundial temprocurado não se restringir a normas e balanços contábeis. Também tem contemplado análises de controles internos das instituições, visando assegurar o sistema financeiro no futuro. Certamente, o comitêacredita que o gerenciamento de riscos é um incentivo a melhor gestão bancária. Nesse sentido, tem se esforçado na revisão de regras para exigência de alocação de capital mínimo para bancos.
O melhor...
tracking img