Governo sarney

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2337 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sumário


Introdução 1

A economia brasileira a partir do governo Sarney (1985 a 1990) 2

Vice assume 2

Planos econômicos 3

Plano Cruzado 3

Fatores de fracasso 4

Outros fatores que levaram ao fracasso do plano: 4

Resultado 5

Plano Cruzado II 5

Plano Bresser 6

Plano Verão 7

Constituição 8

Fim do governo Sarney 8

Conclusão 9

Referências 10Introdução

Trancredo Neves foi eleito Presidente por eleição indireta, e sua vitória foi recebida com muito entusiasmo e esperança pela maioria dos Brasileiros. Ele era um político moderado, porém um adversário declarado do regime autoritário até aquele período.
Porém na véspera da sua posse é internado no Hospital de Base, em Brasília, com fortes doresabdominais, ficando assim impedido de assumir a Presidência da República. O seu vice José Sarney no dia 15 de Março de 1985 assume interinamente a Presidência da República, após a morte de Tancredo Neves.
Do ponto de vista econômico o Governo Sarney foi bastante conturbado, devido aos problemas gerados pelo desenvolvimento econômico estabelecido durante o regime militar, assim o governoelaborou vários planos.


A economia brasileira a partir do governo Sarney (1985 a 1990)



Após a frustrada campanha pelas Diretas Já, que arrebanhou multidões em favor da volta pelas eleições diretas, Tancredo Neves foi eleito indiretamente Presidente da República, sucedendo assim o último militar no poder, João Figueiredo.
Tancredo foi candidato na chapa PMDB/PFL. Seu vice eraJosé Sarney, o qual acabou assumindo o governo. Foram eleitos pelo colégio eleitoral, no dia 15 de janeiro de 1985, derrotando com tranqüilidade o candidato Paulo Maluf.
Pouco tempo antes de tomar posse, Tancredo Neves foi acometido de uma forte dor no abdômen. Foi internado às pressas e operado. Mas não resistiu, vindo a falecer em 21 de abril daquele ano. Até hoje não se sabe a causaexata de sua morte.



Vice assume



Com a morte de Tancredo, assumiu a Presidência seu vice. Político contraditório, José Sarney de Araújo Costa havia apoiado o regime militar, inclusive votou contra a emenda Dante de Oliveira, que garantiria eleições diretas em 1985. Mesmo assim, foi eleito na chapa favorável a redemocratização do país.
Tentando superar esta imagemnegativa, Sarney assumiu o governo prometendo cumprir as propostas firmadas anteriormente por Tancredo. Ele inclusive permitiu que as eleições para prefeito naquele ano fossem realizadas pelo voto popular.
Sarney pegou um Brasil arruinado. Os índices de inflação eram altíssimos, a população sofria com desemprego, miséria e a dívidas externa e interna herdadas do período militar assolavam aindamais o país.




Planos econômicos


Plano Cruzado



No início de 1986, o governo lançou um plano econômico que visava, principalmente, o controle da inflação. Liderado pelo ministro da Fazenda, Dílson Funaro, O Plano Cruzado, como ficou conhecido, previa as seguintes medidas:
• congelamento de preços de bens e serviços nos níveis do dia 27 de fevereiro de 1986;
•Congelamento da Taxa de Câmbio por um ano em 13,84 Cruzados = 1 Dólar e 20,58 Cruzados = 1 Libra
• reforma monetária, com alteração da unidade do sistema monetário, que passou a denominar-se cruzado (Cz$), cujo valor correspondia a mil unidades de cruzeiro;
• substituição da Obrigação Reajustável do Tesouro Nacional ORTN, título da dívida pública instituído em 1964, pela Obrigação doTesouro Nacional (OTN), cujo valor foi fixada em Cz$106,40 e congelado por um ano;
• congelamento dos salários pela média de seu valor dos últimos seis meses e do salário mínimo em Cz$ 804,00, que era igual a Aproximadamente a US$ 67,00 de Salário Mínimo
• como a economia fora desindexada, institui-se uma tabela de conversão para transformar as dívidas contraídas numa economia com...
tracking img