Governo lula

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3518 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
3) Sobre o governo Lula, apresente e caracterize:
a. O perfil dos programas privilegiados em ambos os mandatos;
No primeiro mandato, os programas tinham um caráter mais voltado para a distribuição de rendas, na verdade a intenção do governo era combater a pobreza estrema. Já no segundo mandato, o Brasil estava em uma situação melhor quanto a pobreza extrema, e frente a crise que já sedesdenhava pelo mundo, os programas tinham um caráter voltado para a classe média baixa e para famílias mais pobres, e tinham como objetivo combater o chash financeiro da crise de 2008.

b. Distinção entre os dois mandatos, no que tange a:
i. política econômica;
Em um primeiro momento, a manutenção da nova administração do tripé taxa flutuante de câmbio, regime de metas de inflação e superávitsprimários procurou demonstrar que não se buscavam soluções mágicas aos velhos problemas. Principal preocupação da década anterior, a inflação cedeu paulatinamente: o IPCA anual declinou de um máximo de 12,5%, em 2002, até um mínimo de 3,1%, em 2006. Entretanto, a necessidade de um ajuste em 2003 também tolheu a princípio as condições para um maior crescimento, que parecia, então, fora do alcance. Feito oajuste, e explicitados os programas de transferência de renda como linhas-mestras do governo, o país experimentou uma diminuição das incertezas dos agentes, respaldada pela crescente capacidade de cumprir suas obrigações financeiras. Este clima favorável nos negócios, aliado à situação muito positiva nos mercados internacionais, permitiu à economia transitar sem sobressaltos para um novo patamarde crescimento. Contudo, devemos enfatizar que a transição foi fruto de uma escolha que procurou aliar crescimento com inclusão social: uma opção por incluir sem abdicar do crescimento e da estabilidade.
No campo monetário, o governo revisou para cima as metas de inflação fixadas no governo anterior, de modo a acomodar parte do impacto inflacionário da depreciação cambial ocorrida em 2002 e nãosacrificar demasiadamente o crescimento da economia. Em paralelo, para garantir o retorno da queda da inflação, o Banco Central do Brasil (BC) aumentou sua taxa básica de juros, a taxa do Sistema Especial de Liquidação e Custódia (Selic), a qual foi elevada de 25,0% ao ano, em dezembro de 2002, para 26,5%, em fevereiro de 2003. Descontada a expectativa de inflação para os 12 meses seguintes, aSelic de 26,5% significou uma taxa real de juro de 16,4% ao ano no início do governo Lula.No campo fiscal, o governo aumentou a meta de resultado primário do setor público de 3,75% do PIB para 4,25% do PIB. O principal objetivo de tal medida foi sinalizar, para os agentes financeiros, o grau de comprometimento do governo Lula com o equilíbrio fiscal e, portanto, dissipar as preocupações do mercado comum eventual aumento explosivo na dívida pública. O resultado prático de tal medida foi uma redução nos gastos primário da União em um contexto de desaceleração no ritmo de crescimento da economia, ou seja, uma política fiscal pró-cíclica que somado ao aumento na taxa de juros aprofundou a queda no nível de atividade econômica em 2003. A maior parte do ajuste fiscal federal recaiu sobre oinvestimento da União, que passou de 1,1% do PIB, em 2002, para 0,3% do PIB em 2003, e sobre o salário mínimo, que obteve crescimento real de apenas 0,7% em 2003, na comparação entre médias anuais.
No campo externo, o governo Lula manteve a política de câmbio flutuante e, em razão do reduzido nível das reservas internacionais do país, o BC evitou combater a depreciação do real por meio da venda de moedaestrangeira no mercado doméstico. Na verdade, não era necessária nenhuma intervenção cambial do governo federal para apreciar o real em 2003. O impacto da política macroeconômica restritiva de 2003 teve como resultado uma desaceleração do crescimento econômico, sobretudo no primeiro semestre daquele ano. A economia só voltou a crescer a partir do segundo semestre de 2003 e, mesmo assim, em...
tracking img