Unip

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 65 (16242 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIP- Universidade Paulista
Instituto de Ciências Humanas
Curso de Psicologia

RELATOS DAS ENTREVISTAS REALIZADAS
COM PESSOAS IDOSAS

Maiza Dias da Silva RA B330AE-0


Maiza Dias da Silva RA B330AE-0


São José do Rio Preto
2012.
UNIP – Universidade Paulista
Instituto de Ciências Humanas
Curso de Psicologia
Turma PS1A28

Maíza Dias da Silva RAB330AE-0


Maíza Dias da Silva RA B330AE-0


RALATOS DAS ENTREVISTAS REALIZADAS COM PESSOAS IDOSAS

Trabalho de entrevista apresentado à disciplina de Psicologia do Desenvolvimento do Ciclo Vital do 1º semestre do curso de graduação em Psicologia da Universidade Paulista – UNIP.

Orientadora: Profª Giedre I.N.P. Costa

Trabalho de entrevista apresentado à disciplina de Psicologiado Desenvolvimento do Ciclo Vital do 1º semestre do curso de graduação em Psicologia da Universidade Paulista – UNIP.

Orientadora: Profª Giedre I.N.P. Costa

São Jose do Rio Preto
2012.

SUMÁRIO

Introdução ...............................................................................
I - Comparação das entrevistas ...............................................
II - Comparação dasentrevistas com a literatura ....................
III - Referências Bibliográficas ..................................................
IV - Anexos ...............................................................................

Introdução

O presente trabalho teve como objetivo permitir a identificação e a caracterização dos principais fenômenos e processos do desenvolvimento humano através darealização de entrevistas e da observação das reações do entrevistado.
A fase do desenvolvimento humano estudada neste trabalho é a velhice e colaborou para a realização do mesmo um corpo de entrevistados composto por homens e mulheres, a partir de 65 anos de idade, de profissões, grau de escolaridade, estado civil e nível sócio-econômico variáveis.
O corpo principal deste trabalho é compostode duas formas de comparação. A primeira consiste em comparar os entrevistados entre si para caracterizar as relações entre os diferentes contextos sócio-históricos e culturais e processos psicológicos/ comportamentais correspondentes à fase do desenvolvimento humano em que se encontram.
A segunda parte deste trabalho consiste em levantar informações a partir da observação de processos dedesenvolvimento para análise, descrição e interpretação, através do referencial teórico, estabelecendo a relação entre os dados e os processos psicológicos correspondentes.



I- Comparação das entrevistas:

2. Qual é a sua rotina de vida? O que você gosta de fazer? O que é importante? (cotidiano, hobbies, esporte...)
A maioria dos entrevistados, por serem mulheres e aposentadas, mantém umarotina de vida voltada para o lar e os afazeres domésticos, como podemos observar nas entrevistas 2, e 3. O entrevistado número 6, também é aposentado mas ainda mantém seu trabalho em uma instituição de ensino como sua principal ocupação de rotina.
Os principais hobbies citados foram, yoga, atividades religiosas como ler a bíblia e frequentar a igreja, fazer palavras cruzadas, assistirtelevisão, frequentar a fazenda e lidar com os animais, fazer limpezas domésticas, e a entrevistada número 5 considera que sua atual ocupação de vendedora é o que a mantém distraída e feliz, é o seu maior hobbie.
A maioria considera que viver bem é o fator mais importante de suas vidas. Consideram ser fundamental também, ter amigos e manter um bom relacionamento com a família.

3. Como é o seurelacionamento familiar?
A maioria dos entrevistados diz possuir um bom relacionamento familiar, convivem bem com seus filhos, netos e parentes em geral.
O entrevistado número 6 ressaltou a beleza e estabilidade de seu relacionamento, mencionando a bodas de ouro a ser celebrada neste mês.
A entrevistada numero 2 alegou ter uma bom relacionamento com sua ampla família, apesar de queixar-se da...
tracking img