Governo eurico gaspar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 28 (6791 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. RESUMO


Este estudo é resultado de uma pesquisa bibliográfica que objetivou resumir a história política e econômica dos ex-presidentes do Brasil, como o General Eurico Gaspar Dutra e Getúlio Dornelles Vargas. Apresenta, também, a passagem da moeda cruzeiro, do fundo monetário internacional e a entrada de Café Filho no lugar de Vargas, quando este suicidou-se.Palavras-chave: Ex-presidentes. Passagem histórica.


ABSTRACT


This study is the result of a literature review aimed to summarize the political and economic history of the former presidents of Brazil, as General Eurico Gaspar Dutra and Getúlio Dornelles Vargas. It also presents the passage of the coin cruise, the International Monetary Fund and the entrance of Café Filho in place of Vargaswhen it killed himself.


Keywords: Ex-presidents. Historical passage.






























2. INTRODUÇÃO


Este trabalho tem como objetivo mostrar a importância dos poderes econômicos e políticos que envolveram os presidentes da história Brasileira. É com grande satisfação que apresentamos as oscilações e conflitos dessa trajetória eos fatos mais marcantes durante o mandato do General Eurico Gaspar Dutra (1946 – 1951) e Getúlio Dornelles Vargas (1951 – 1954).
Dutra, em seu primeiro ano de presidência, não encontrou muitas dificuldades. Deu posse à nova Assembléia Nacional Constituinte, encarregada de elaborar a nova Constituição do Brasil que tinha caráter Liberal e Democrático. Essa época era caracterizada porconflitos políticos e econômicos, pois a segunda guerra mundial deixou marcas que o país tentava ultrapassar.
O governo de Dutra foi bastante influenciado pela nova ordem mundial do pós-guerra e pelo surgimento da Guerra Fria. Aliou-se aos Estados Unidos e rompeu relações diplomáticas com a URSS, extinguindo o Partido Comunista Brasileiro e criando o plano Salte (Saúde, Alimentação, Transporte eEnergia), o que não teve resultados positivos.
Getúlio Vargas sucedeu o governo Dutra e venceu com 48,7% dos votos. Apesar da alta inflação que corrompia o país, Vargas tentou, de todas as formas, se imunizar desse problema econômico. Criou a Petrobras, aumentou o salário dos trabalhadores prejudicados pela inflação, restringiu importações para valorizar o lucro de seu país e criou o Bancode Desenvolvimento Econômico para incentivar a Indústria.
No entanto, opositores se juntaram e pressionaram o seu governo. Vargas, devido a esses problemas, suicidou-se em 1954. Deixou duas cartas antes de morrer: uma datilografada e outra manuscrita. Até hoje, suas últimas palavras são polêmicas e entram em discussão, através do trecho: “...saio da vida para entrar na história”.Café Filho passou de vice para presidente do país, onde tentou estabilizar o desenvolvimento econômico.






3. O GOVERNO DE EURICO GASPAR DUTRA


Na presidência de 1945, Dutra recebeu 55% da votação nacional. Enquanto que, na segunda colocação, ficou Eduardo Gomes, com 35% dos votos.
Dutra se mostrou um presidente tranquilamente apolítico, ou seja, ele gozou de umalua-de-mel política durante o seu primeiro ano de mandato, quando realizou-se a reconstrução do após-guerra. Quando a política se tornou partidária, o novo presidente escolheu um novo gabinete moderadamente conservador. Nascia, a partir daí, uma reviravolta na política do país.
Ao final de 1946, os problemas do governo Dutra começaram a complicar-se, pois o popular ex-ditador – Getúlio Vargas -rompeu com o governo. Vargas encontrava-se em estado ativo, pois organizava o nascente Partido Trabalhista Brasileiro no Rio Grande do Sul; incitou aos trabalhadores brasileiros a se alistarem no PTB; entre outras... A partir deste rompimento, o Brasil havia retomado a política partidária.
O governo de Dutra foi marcado pelo fim do Estado Novo em 1945 e foi substituído por um regime...
tracking img