Governo das sociedades

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5885 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Índice
Introdução 3
Capítulo I – Governo das Sociedades 4
1.1 - Introdução 4
1.2. O conceito de Governo das Sociedades 5
Capítulo II - Regulamentação do Governo das Sociedades 9
Capítulo III - O Papel dos Conselhos de Administração no Governo das Sociedades 16
3.1. Introdução 16
3.2. A influência do Conselho sobre o Desempenho das Empresas 17
3.3. A Composição do Conselho e oDesempenho Empresarial 17
Capítulo IV - Sistemas de Governo das Sociedades no Mundo 18
4.1. Comparação dos Sistemas de Governo das Sociedades 18
4.2 . O Governo das Sociedades na Alemanha 19
4.3. O Governo das Sociedades no Reino Unido 20
Conclusões 22

Introdução

Funda-se a elaboração do presente trabalho de grupo no âmbito do Plano Curricular da Unidade Curricular “Prestação deContas”, 3º ano, 2º semestre do ano lectivo 2010/2011 ministrada no Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra, tendo por objectivo complementar a formação obtida em anos anteriores desenvolvendo também novos conhecimentos.

O presente trabalho de avaliação tem como tema “O Governo das Sociedades” e pretende-se, com a sua composição, transmitir de uma forma clara e generalista doque se entende por Governo das Sociedades.

Este trabalho está elaborado como se segue. No primeiro capítulo

Capítulo I – Governo das Sociedades

1.1 - Introdução

O Governo das Sociedades é um tema que tem vindo a receber crescente atenção nos últimos anos. A necessidade da aplicação de boas práticas de Governo das Sociedades tem vindo a contribuir para a criação de políticasgovernativas para as empresas visando a optimização da sua performance, assim como, a estabilidade dos mercados financeiros e crescimento da economia.

Podemos afirmar que o Governo das Sociedades trata do “controlo” das sociedades e por isso é tão relevante e vital para as empresas independentemente da sua dimensão e estrutura.

Como mencionado por Williamson (1975), no mercado existem diferentesformas de organização de uma empresa. Os atributos principais e mais comuns, que definem as diferentes formas de organização das empresas, despoletando diferentes capacidades de adaptação (tanto ao nível da autonomia como da cooperação), são:

- Intensidade dos incentivos;
- Controlo administrativo;
- As regras legais a que cada empresa se encontra sujeita.

Segundo o autor, os diferentesmodelos de governação são sintomas destes atributos, o que por sua vez significa que cada um tem as suas próprias forças e fraquezas. Qualquer que seja o sistema de governação, este deve permitir que a administração e o quadro de gestores tenham liberdade para levar a empresa a alcançar os seus objectivos, “maximizando” o lucro. No entanto, essa liberdade deverá ser concedida dentro de um quadro deresponsabilização eficaz.

1.2. O conceito de Governo das Sociedades

Não é possível encontrar uma só definição de Governo das Sociedades, uma vez que este, potencialmente, abarca um vasto número de fenómenos económicos distintos.

“O governo das sociedades é o sistema através do qual as organizações empresariais são dirigidas e controladas. A estrutura do governo das sociedades especifica adistribuição dos direitos e das responsabilidades dos diferentes participantes na empresa – o concelho de administração, os gestores, os accionistas e outros intervenientes – e dita as regras e os procedimentos para a tomada de decisões nas questões empresariais. Ao fazê-lo, fornece também a estrutura através da qual a empresa estabelece os seus objectivos e a forma de atingi-los e de monitorizaro seu desempenho”. (OCDE, 1999)

“O governo das sociedades pode ser definido, de uma forma restrita, como a relação da empresa com os seus accionistas ou, de uma forma mais alargada, com a sociedade em geral…” (extracto de um artigo publicado no Financial Times 1997).

“O governo das sociedades lida com as formas através das quais os fornecedores de capital asseguram o retorno do seu...
tracking img