Estado, governo e sociedade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1136 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE GAMA FILHO
TRABALHO DE TEORIA DA HISTÓRIA





CURSO: História
UNIDADE: Candelária
DISCIPLINA: CSO 511
TURMA: 340
ALUNO: Adenilson Machado da Silva
MATRÍCULA: 2010106232-4



ATIVIDADE INDIVIDUAL
*PAPER – (Posicionamento Pessoal)

Texto: Anti-cartesianismo – VICO
Pensador italiano do século XVII, Giovanni Battista Vico, ou apenas Giambattista Vico, o maiorfilósofo italiano. Ele procura mostrar, por meio de minuciosa análise, que podemos conhecer as etapas pelas quais passou a humanidade provando cientificamente pela História, que é uma ciência. Ele afirma que essa é uma ciência nova, pois estuda o homem e por isso será chamada de humana.
Vico mostra através do seu conhecimento histórico que é a fonte que conversa com o historiador. Ele contesta a teoriado conhecimento segundo a qual o método matemático era o único capaz de atingir o Conhecimento Verdadeiro.
“De Acordo com a escola cartesiana, o paradigma do verdadeiro conhecimento consistia em partir de verdades tão claras e tão distintas que somente podiam ser contestadas a custa de cair no absurdo, e dali prosseguir até chegar, através de normas estritamente dedutivas, a conclusões cujaautenticidade estava garantida pelas infringíveis regras da dedução e transformação, mediante as quais, como acontece na matemática, tais deduções derivam das suas intocáveis e eternamente verdadeiras premissas.” (Berlin, Pg: 26 e27)
Vico trabalha o princípio da doutrina de verum et factum convertuntur que é a condição de ser capaz de conhecer qualquer coisa verdadeiramente e de compreendê-la, ouseja, permitir distinguir aquilo que pode ser conhecido daquilo que não o pode ser. Portanto, contribuiu com os historiadores fornecendo uma poderosa arma de analise que avaliando em limites cronológicos podem ser facilmente aplicado por um historiador.
“Conclui-se do principio do verum- factum que a história – que é algo feito enfaticamente pelo espírito humano- está especialmente apta a serobjecto de conhecimento humano. Vico considera o processo histórico com um processo, através do qual os seres humanos elaboram sistemas de linguagem, costumes, leis, governos, etc. isto é , considera a história como a história da gênese e do desenvolvimento das sociedades humanas e das suas instituições. ( Collingwood, pg: 89) 
Para Vico as ações se constituíam através de períodos comuns que sepropagam através de inversões periódicas, assim termos ora um heroísmo, ou ora um classicismo, ora uma fase agrícola, ou ora uma fase industrial, como nos é muito bem explicado por Collingwood.
“(...) Vico mostrou que estes períodos semelhantes tendiam a repetir-se periodicamente, com a mesma ordem. Cada período heróico é seguido por período clássico, em que o raciocínio prevalece sobre aimaginação, a prosa sobre a poesia, a indústria sobre a agricultura, e a moral baseada na paz sobre a moral baseada na guerra” (Collingwood, pg;92)
Entretanto, apesar dele apontar semelhanças entre os períodos e de certa unidade comum, pois todos foram feitos por uma ação humana, Vico não caiu na velha tradição grega cíclica, através dum ciclo de fases fixas. Não é um círculo, mas uma linha do tempoespiralada e crescente, pois a história, apesar de encontrarmos algumas semelhanças em determinados momentos históricos, ela nunca se processa de maneira igual, atinge cada nova fase numa forma diferenciada em relação ao que aconteceu e é por isso que podemos afirmar que é uma ciência.
“Em terceiro lugar, este movimento cíclico não é mero rotativismo da história, através dum ciclo de fases fixas.Não é um circulo, mas uma espiral, pois a história nunca se repete, atingindo cada nova fase, numa forma diferenciada em relação ao que antecedeu.” (Collingwood, pg; 92)
O estudo do Direito encontra-se disperso em várias normas seguidas em épocas diferentes destinadas a satisfazer as necessidades criadas por variadas situações sociais e a solucionar os mais diversos conflitos de interesse....
tracking img