Goodwill

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1242 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de outubro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
RODRIGO JOSE PEREIRA








ATIVOS INTANGIVEIS RELACIONADOS A GOODWILL E O CAPITAL INTELECTUAL












UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI
SÃO PAULO – 2013
SUMÁRIO


1. INTRODUÇÃO
2. GOODWILL
3. CAPITAL INTELECTUAL
4. CONCLUSÃO

















1. INTRODUÇÃO
Nesses últimos anos, uma grande quantidade de publicações no Brasil e no mundo que falamsobre o tema Capital Intelectual e Goodwill. Porem, o que chama a atenção para a classe contábil e que os referidos artigos ressaltam a importância de a Contabilidade identificar e mensurar os elementos que compõem o Capital Intelectual sem, entretanto, associa-los ao que já temos estudado dentro da Teoria da Contabilidade, mas especificamente do tema Goodwill. Tentando contribuir para oesclarecimento desta questão, serão analisados os conceitos de ativos intangíveis, especialmente os relacionados Goodwill e Capital Intelectual.
Dentre os intangíveis que a contabilidade reconhece atualmente patentes, marcas, direitos autorais. Entretanto, também é amplamente reconhecida a existência de outros intangíveis que, apesar de ainda não terem sido identificados, ou mensurados, igualmente,contribuem para os resultados de uma entidade, como o Goodwill e o Capital Intelectual. Frequentemente eles são vistos: como sinônimos; distintos; ou um como gerador do outro. Portanto, é necessário estabelecer dois questionamentos: existe diferença entre esses dois termos? Qual o limite entre esses dois conceitos?










2. Goodwill
A explicação par a existência do Goodwill como um todo (Goodwill Adiquirido e Goodwill Subjetivo ) esta na aplicação dos conceitos fundamentais da Contabilidade , mas precisamente na definição do que sejam os Ativos, nos Princípios do Custo como Base de Valor e da Confrontação das Despesas com as Receitas e nas convenções da Objetividade e do Conservadorismo; ele afirma que os efeitos das restrições aos princípios e convenções citados se fazem sentir deforma mais dramática nos ativos intangíveis dando origem ao Goodwill.
A aplicação da estrutura conceitual básica da Contabilidade referenciada anteriormente por Princípios Fundamentais da Contabilidade acaba por provocar o surgimento do Goodwill em grande numero de empresas, pois elas passam a valer mais do que o valor justo, referido anteriormente apenas como valor de mercado atribuível aoselementos contabilizados.
Goodwill é o mais importante ativo intangível na maioria das empresas, é o ativo de tratamento mais complexo porque carece de muitas das características associadas a ativos tais como identificabilidade e separabilidade.
Uma vez que o objetivo da contabilidade e fornecer informações uteis e consistentes a usuários, torna-se discutível o uso ou não do Goodwill em seusdemonstrativos, considerando-se a partir de que ponto a sua subjetividade levaria a impraticabilidade.
O Goodwill e reconhecido pela contabilidade financeira apena quando adquirido por meio da compra de uma empresa, ou parte dela. É registrado como sendo a diferença entre o valor pago pela empresa ( valor de mercado ) e seu valor contábil.

G = VM – VC

Onde:
° G = Goodwill° VM = Valor de Mercado
° VC = Valor Contábil
O valor de mercado e determinado com base na potencialidade dessa empresa em gerar benefícios futuros para quem a estiver adquirindo. Enquanto que o valor contábil e aquele obtido pela diferença entre a soma dos valores individuais dos elementos que constituem o ativo e o total dos seus passivos exigíveis, ou seu ativo líquido. Ou seja:VC = A – PE

Onde:
° A = soma dos valores individuais dos elementos que constituem o ativo
° PE = total do passivo exigível

O Goodwill pode ser classificado da seguinte forma:
° Goodwill Comercial: decorrente de serviços colaterais como entregas convenientes, facilidade de crédito, dependências apropriadas para serviço de manutenção; qualidade do produto em relação...
tracking img