Goalball

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1682 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Goalball

Ano letivo: 2012/2013

Disciplina: Educação Física

Índice

Introdução 3
Desenvolvimento 4
O que é o Goalball4
História5
Dinâmica do jogo……………………..
Regras do Goalball6
Campo do Goalball7
Técnicas/Táticas do Goalball8
Sistemas defensivos/ofensivos10
Materiais necessários ao jogo11
Conclusão 12
Webgrafia 13

Introdução
No âmbito da disciplina de EducaçãoFísica vamos abordar uma modalidade ainda pouco conhecida, chamada Goalball. Escolhemos este desporto devido ao facto de nos ter despertado o interesse de modalidades para pessoas com algum tipo de deficiência e também porque é pouco conhecido na nossa região e achámos pertinente uma vez que tínhamos que escolher um desporto que não fizesse parte do currículo de Educação Física.
Ao longo dotrabalho iremos explicitar regras do jogo de modo a que seja possível executá-lo em contexto de aula. Procuraremos demonstrar todos os passos do jogo através de textos informativos e imagens.
Temos a expectativa de ficar a conhecer melhor este desporto e que em posterior altura os nossos colegas consigam participar na realização desta atividade sem muitas dificuldades.

O Que é o Goalball?O Goalball é uma modalidade desportiva coletiva, originariamente concebida para a prática de pessoas com deficiência visual, podendo, no entanto, ser jogada por quaisquer indivíduos, desde que para isso estejam equipados com “eyeshades” - vendas homologadas pela Federação Internacional de Desporto para Cegos (IBSA) que anulam qualquer informação visual do jogador.
Cada jogo de Goalballtem a duração útil de 20 minutos, divididos em duas partes de 10 minutos cada, com 3 minutos de intervalo, e é disputado por duas equipas de três elementos, num campo de jogo que deverá ter 18 m x 9 m e duas balizas de 9 m de comprimento por 1.30 m de altura.
O objetivo do jogo consiste na marcação de golos através de lançamentos de uma bola que contém guizos no seu interior.

História O Goalball foi introduzido em 1946 pelo austríaco Hans Lorenzen e pelo alemão Sepp Reindl, num esforço para ajudar a reabilitação de soldados derivados da II guerra mundial na qual perderam a sua visão. O jogo foi apresentado ao mundo em 1976 nas Olimpíadas de Toronto, no Canadá, passando, desde então, a pertencer aos Paralímpicos. Além disso, a cada quatro anos, um Campeonato Mundial é realizadotendo o primeiro sido, na Áustria, em 1978. Desde os primeiros tempos, a popularidade de Goalball tem aumentado grandiosamente, na medida em que agora é jogado em mais de 100 países a nível mundial.
Trata-se de uma modalidade concebida de raiz para pessoas com deficiência visual, não estando por isso incluída nas modalidades que integram o chamado "desporto adaptado", algo que, muitas vezes, éreferido de forma incorreta. Na base das suas regras e procedimentos está o recurso a dois sentidos essenciais: a audição e o tacto.
 Em 1992, disputaram-se os primeiros jogos  de Goalball em Portugal. Os grandes implementadores do goaball  no nosso país foram o professor José Santos e António Santinho.  


Dinâmica do jogo

Cada equipa é compostapor três jogadores e o jogo consiste em lançar a bola pelo chão, onde os jogadores da equipa contrária se colocam em posição baixa para a defender, recorrendo ao ouvido e tentando ocupar a maior área de defesa possível.
É um jogo onde os remates se sucedem, não existindo a desconcentração. Deste modo, vence a equipa que conseguir o maior número de golos.
O controlo e a aplicação das regras sãoassegurados por uma equipa de arbitragem, composta por dois árbitros principais, mesários e juízes de linhas.

Regras do Goalball
- O jogador tem 10 segundos para efetuar o remate. Se, durante esse tempo, o remate não for feito, é marcado um penalti a favor da equipa adversária, defendido pelo último jogador que rematou, dentro da equipa penalizada;
    - O jogador não pode efetuar...
tracking img