Epistemologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (381 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Disciplina Epistemologia Quine

A questão a ser abordada neste texto diz respeito a “os dois dogmas do empirismo” , de onde iremos partir para mostrar os limites doempirismo lógico usando a critica interna a ele próprio. Para Quine, esses dois dogmas se encontram na questão da distinção entre verdades analíticas e verdades sintéticas, sendo o primeiro dogma, e naquestão do reducionismo, sendo o segundo dogma.
No primeiro dogma iremos encontrar a analiticidade voltando a ela mesma, assim como veremos em outras criticas que decorrem dessa analise. Essa divisão dasverdades já se deu em outros filósofos com outra abordagem nominal, mas querendo dizer a mesma coisa. As verdades analíticas ou verdades de razão, como dita por Leibniz, podem ser entendidas como averdade em todos os mundos possíveis, quanto às verdades sintéticas são aquelas verdades de fato. Assim, as verdades de razão nunca poderiam ser falsas e ao analisarmos como enunciados analíticos vemosque, para então ser verdadeiro dever-se-ia a sua negação ser autocontraditória, mas não podemos aceitar tal análise como correta pois, para antes dessa questão sobre a “negação autocontraditória”deveria existir uma outra em que pensaríamos como conceberíamos o enunciado analítico só, antes de olharmos para o seu contrario.
Para Kant, segundo Quine, o enunciado analítico é aquele que atribui aoseu sujeito não mais do que o já conceitualmente esta contido nele, que para Quine essa noção do “estar contido no sujeito” é metafórica. E para pensarmos o que conceitualmente já está contigo nosujeito, deveremos analisar o “significado”.
Para Aristóteles, segundo Quine, o sujeito é: “As coisas, para Aristóteles, tinham essências, mas apenas as formas lingüísticas possuem significados. Osignificado é aquilo no que a essência se transforma quando, divorciada do objeto de referencia, é vinculada a palavra”. Sem fugirmos da analise do “significado” e irmos para a “essência” vemos que...
tracking img