Glossopteris

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (412 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
formato assemelhado ao de uma língua) Glossopteris eram árvores ou arbustos lenhosos e portadores de sementes, de 4 a 6 metros de altura. Elas Glossopteris (do grego glossa, significando "língua",porque as suas folhas tinham este possuíam um interior de madeira mole que se assemelhava com as coníferas da família das atuais araucárias. Sementes e órgãos portadores de pólen nasciam em pinhas naponta de pequenas hastes presas nas folha. Ainda assim, algumas espécies podem ter desenvolvido sementes em estruturas parecidas com cones. As folhas podiam exceder 30 cm de comprimento.
AsGlossopterídeas se desenvolveram durante o Permiano no grande continente meridional de Gondwana. São consideradas um fóssil guia mundial para as sequências gondwânicas e o principal conteúdo fossilífero doscarvões permianos, que são extraidos na Austrália, África do Sul e América do Sul. Estas plantas continuaram a se tornar parte dominante da flora meridional por todo o período Permiano até o começodo Triássico, entretanto se extinguiram no final deste período.
As Glossopteris tinham a copa parecida com uma árvore de natal. Ao invés de agulhas, elas tinham folhas largas e enormes com o formato de lançaou língua que caíam no chão no final do verão. Não é sabido se as folhas trocavam de cor antes de cair mas é bem provável que sim. Os anéis fossilizados das árvores do gênero indicam que elas cresciamconstantemente no verão e paravam de crescer abruptamente no inverno.
Mais de 70 espécies de fósseis deste gênero foram reconhecidas só na Índia, com espécies adicionais na América doSul, África, Austrália e Antártida. Somente alguns poucos exemplares no hemisfério norte foram considerados membros deste grupo, mas não são definitivamente identificados como tal seguramente.
Os fósseisde Glossopteris são surpreendentemente homogêneos e estão distribuídos pelo hemisfério sul. Vinte espécies de folhas encontradas na Antártida são comuns em rochas de idade geológica similar na Índia,...
tracking img