Era permiana

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (602 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Na escala de tempo geológico, o Permiano ou Pérmico é o período da era Paleozoica do éon Fanerozoico que está compreendido entre 299 milhões e 251 milhões de anos atrás, aproximadamente. O períodoPermiano sucede o período Carbonífero de sua era e precede o períodoTriássico da era Mesozoica de seu éon. Divide-se nas épocas Cisuraliana, Guadalupiana e Lopingiana, da mais antiga para a maisrecente. Deve o seu nome à cidade e região de Perm, na Rússia, onde se encontraram formações rochosas do período.

Clima
Neste período, o ajuntamento de todas as massas de terra para formar osupercontinente Pangeia se consolidou. O desaparecimento dos mares interiores fez com que o clima se tornasse mais seco no interior do continente. Longe dos ventos que traziam a umidade do mar, estas regiõespassaram a se converter em desertos colossais, o que possivelmente dificultava muito a sobrevivência de animais e plantas.
O clima mais seco também fez diminuir as grandes florestas e pântanos(abundantes no Carbonífero), assim os níveis de oxigênio da atmosfera também diminuíram até os níveis atuais, ou talvez até mesmo um pouco inferiores.

Flora
A flora é caracterizada pelo surgimento e pelaproliferação das coníferas, que se tornam as plantas dominantes a partir deste período e se mantém até o período Cretáceo, quando se dá a proliferação das angiospermas.
Outras plantas comuns da épocaincluem cicadáceas e as chamadas samambaias com sementes, destas se destaca o gênero Glossopteris. O fóssil mais antigo encontrado até hoje, do período Permiano, é de uma Glossopteris.

FaunaRelativamente à fauna, se destacam o maior desenvolvimento e diversificação dos répteis; que passam a dominar definitivamente o mundo, atingindo grandes porte (ex. Moschops) e o topo da cadeia alimentar(ex. Dimetrodon); e a decadência dos artrópodes gigantes; que se extinguem neste período. Com a queda do nível de oxigênio da atmosfera, os artrópodes terrestres já não podiam manter o grande porte,...
tracking img