Glossario de termos anatomia da madeira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1027 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
GLOSSÁRIO DE TERMOS COMUMENTE UTILIZADOS EM BIOLOGIA, ANATOMIA E IDENTIFICAÇÃO DE MADEIRAS

I. INTRODUÇÃO

O glossário está ligado à intenção de se melhorar à qualidade da leitura, atingindo um melhor e mais rápido entendimento de termos técnicos que por sua vez se encontram em grande quantidade quando se trata de assuntos específicos, incluindo dendrologia e biologia da madeira. Essa grandequantidade de termos técnicos é normalmente de difícil memorização, portanto, para melhor auxílio ao leitor, fazendo com que este tenha uma leitura menos cansativa e mais rentável, adiciona-se um glossário na literatura.

II. OBJETIVOS

Proporcionar o melhor entendimento dos termos utilizados em anatomia e identificação de madeiras, facilitando o processo de aprendizagem.

III. MATERIAL EMÉTODOS

Meristema: Tecido onde ocorre uma grande atividade de duplicação das células, para o crescimento da planta. Tecido vivo, não diferenciado com a capacidade de se multiplicar dando origem à novos tecidos.
Parênquima: Tecido constituído por células, a fim de desempenhar uma determinada função ou mais. Os três principais tipos de parênquima são: de preenchimento, clorofiliano e de reserva.
Medula:Porção central do caule e raízes de angiospermas, gimnospermas e pteridófitas.
Alburno: Porção ativa do xilema. Parte externa funcional do xilema secundário.
Cerne: Porção inativa do xilema. Parte interna não funcional do xilema secundário. Porção morta, impregnada de substâncias que conferem à este, durabilidade e cor.
Floema: Tecido vegetal corresponde à uma das fases externas do caule,comumente conhecido por “casca”. Tecido de condução de substâncias orgânicas e inorgânicas, produtos da fotossíntese.
Xilema: Porção interna do caule, lenho, situada no interior do caule e rodeada pelo câmbio. Tecido de condução responsável pelo transporte de água e solutos.
Vaso: Estrutura tubulosa composta por células, que pelo interior circula a seiva mineral proveniente das raízes das plantas.Fibra: Células predominantemente finas de parede celular secundária, geralmente lignificadas são constituintes dos tecidos vegetais. Apresentam função de manter a estrutura dos vegetais que não se alongam mais.
Traqueíde: Elemento lenhoso não perfurado, com função de conduzir seiva.
Parênquima radial: São raios compostos por células parenquimáticas, com função de armazenamento e translocação de água esolutos à curta distância, em um sentido lateral.
Parenquima axial: Trata-se de um parênquima com células alongadas em sentido vertical, desempenhando à função de translocação de água e solutos em curtas distâncias.
Câmbio: Tecido meristemático correspondente a uma camada geratriz situado entre o xilema e o floema.
Células iniciais fusiformes: são células em forma de fuso, geralmentealongadas axialmente, com face longitudinal radial apresentando paredes terminais quase sempre retas. As células iniciais fusiformes juntamente com suas derivadas, originam o sistema axial da planta.
Células iniciais radiais: são células que apresentam contorno isodiamétrico. Com seções longitudinais tangenciais de caule e de raiz. Essas células juntamente com suas derivadas, dão origem ao sistemaradial da planta.
Elemento crivado: São células que apresentam áreas crivadas nas paredes, por onde protoplastos de elementos crivados se interconectam, tanto no sentido longitudinal quanto no sentido lateral.
Célula companheira: São células intimamente ligadas ao elemento de tubo crivado por meio de numerosas conexões citoplasmáticas. Essas células apresentam um importante papel na distribuição deassimilados do elemento de tubo crivado. O elemento de tubo crivado e sua respectiva célula companheira morrem ao mesmo tempo.
Extrativo: Grande gama de compostos químicos que representam apenas uma pequena parte da madeira.
Celulose: Um polissacarídeo que é o maior componente da parede celular secundária. Trata-se do componente fundamental da parede celular.
Hemicelulose: Um polissacarídeo...
tracking img