Glossario de historia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1747 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Glossário
Dinamismo civilizacional da Europa Ocidental nos séculos XIII a XIV- espaços, poderes e vivências
-A identidade civilizacional da Europa ocidental

Arroteamento- desbravamento; tranformação de áreas incultas, bravias, em terras cultivadas, produtivas.
Anátemas- excomunhões.
Burguesia- Grupo social oriundo dos estratos populares que se individualiza na Idade Média, cerca do séculoXII. O termo burgueses designa, inicialmente, os habitantes dos burgos, em geral comerciantes e artesãos cuja a riqueza assenta em bem móveis e não na posse de terras, como o clero e a nobreza. Com o tempo a burguesia incorpora outros elementos sociais (homens de leis, funcionários) e adquire um estatuto mais elevado do que o povo em geral.
Cátaros- criticavam a igreja católica na sua organizaçãoe nas suas riquezas, rejeitavam os sacramentos e o culto e negavam a encarnação de Cristo.
Cheques- é uma ordem de pagamento sobre um banco relativa a fundos depositados na conta do emissor.
Comuna- cidade emancipada de tutela senhorial, situação alcançada através de um processo de luta ou aquisição de uma carta de franquia, a carta comunal. O movimento comunal, estritamente ligado a interessesde ordem económica, nasceu nas cidades mercantis do Norte de Itália e estendeu-se posteriormente aos Países Baixos e ao Ocidente Europeu. O seu objetivo principal era garantir as liberdades das populações das cidades em causa contra as prepotências senhoriais.
Direito de bannum- o direito de comandar, obrigar e castigar homens livres ( poderes de carácter militar e judicial e de imposição deserviços e tributos).
Economia Monetária- Sistema económico baseado nas trocas e na circulação da moeda. Esta torna-se não só um indispensável forma de pagamento como um valor em si, suscetível de ser entesourado. A economia monetária tem subjacentes o espírito de lucro e o jogo da oferta e da procura, orientando-se para a satisfação das necessidades de um mercado consumidor. Este sistema económicoafirmou-se definitivamente com o renascimento das cidades, no século XIII, substituindo a aconomia de autoconsumo que predominava na Europa desde o fim do Império Romano.
Igreja Ortodoxa Grega- comunidade dos cristãos chefiado pelo Patriarca de Constantinopla que se desligou da obdiência ao Papa de Roma. Os cristãos do Oriente e do Ocidente partilhavam a mesma fé, mas em quadros civilizacionaismuito diferentes. Depois de vários conflitos, a ruptura ocorreu em 1054, constituindo a primeira grande divisão no seio do Cristianismo.
Islão- religião dos mulçumanos, a palavra “Islão” significa “submissão”. O mulçumano submete-se à palavra de Deus ( Alá) revelada pelo profeta Maomé, no séc.VII da era cristã, e inscrita no Corão, o seu livro sagrado, palavra que em árabe significa reciptação.São cinco as principais obrigações de um crente: a fé num só Deus e no seu profeta Maomé, rezar cinco vezes por dia, jejuar durante um mês, peregrinar a Meca uma vez na vida.
Letras de Câmbio- é um título de crédito expresso numa ordem de pagamento à vista ou a prazo.
Mansos- terras exploradas por camponeses levres (colonos ou rendeiros), sujeitos a pagamento de rendas, à corveia e outrasimposições.
Papado- Instituição, dignidade pontífica. Considerados como representantes de Deus, na Idade Média, os Papas juntavam ao seu enorme prestígio e autoridade esperitual, um imenso poder temporal. Apesar de a doutrina evangélica defender a separação e a harmonia entre os poderes espiritual e temporal, a verdade é que esse princípio não foi o suficiente para evitar os repetidos conflitos entreos Papas e os Imperadores e monarcas.
Partida-dobrada- lançamento contabilístico duplo- débito e crédito.
Reino- Estado governado por um rei ou rainha ( monarca ). Depois da queda do Império Romano do Ocidente, em 476, formaram-se na Europa, ao longo dos séculos que se seguiram, os denominados reinos bábaros, entretanto cristianizados e romanizados. O sonho da constituição de um Império...
tracking img