Glossario de genetica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1821 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Glossário de Genética

Ácido Nucleico é um tipo de composto químico, de elevada massa molecular, que possui ácido fosfórico, açúcares e bases purínicas. São, portanto macromoléculas formadas por nucleotídeos.
Alelos são genes localizados na mesma posição (locus) de um par de cromossomos homólogos e que condicionam um mesmo caráter.
Ex: determinam a forma da asa de uma mosca.
V: asa normal(dominante)
v: asa vestigial
VV: asa normal
VV: asa normal (porque o V domina)
vv: asa vestigial
Autofecundação é um processo de propagação sexuado, que se verifica naturalmente em muitas espécies vegetais, que contam com os aparelhos reprodutores masculinos e femininos na mesma planta. Também é utilizado em programas de melhoramento, com vistas a obtenção de linhagens homozigóticas, paraobtenção de híbridos heteróticos, a partir de seus intercruzamentos.

Biotecnologia é tecnologia baseada na biologia, especialmente quando usada na agricultura, ciência dos alimentos e medicina.
A definição ampla de biotecnologia é o uso de organismos vivos ou parte deles, para a produção de bens e serviços. Nesta definição se enquadram um conjunto de atividades que o homem vem desenvolvendohá milhares de anos, como a produção de alimentos fermentados (pão,vinho,vinagre,creveja e outros). Por outro lado a biotecnologia moderna se considera aquela que faz uso da informação genética, incorporando técnicas de DNA recombinante.
Cariótipo é a representação do conjunto de cromossomas presentes numa célula de um indivíduo, ordenados em pares de homólogos. Os cromossomos do par 23 sãoidênticos na mulher e diferentes no homem e denominam-se cromossomas sexuais. Os outros 22 pares de cromossomas denominam-se autos somas.

Cariótipo é a constante cromossômica diploide (2n) de uma espécie. Representa o número total de cromossomos de uma célula somática (do corpo).
Células somáticas são quaisquer células dos organismos multicelulares que não estejam diretamente envolvidas nareprodução, tal como as células da pele (epiteliais).
São células cujo núcleo se pode dividir apenas por mitose, ao contrário das células germinativas, que podem sofrer meiose, para formar os gametas.
Código genético é um código universal que estabelece a equivalência entre a sequência de bases no DNA (ácido desoxirribonucleico) e a sequência correspondente de aminoácidos, na proteína. É estabelecidoatravés da complementaridade entre as bases nitrogenadas puras e pirimídicas, que são de quatro tipos: adenina (A), guanina (G), timina (T) e citosina (C). O código possui poucos elementos, mas são necessário que haja conexão química entre as bases que constituem ambos os filamentos, sendo que a adenina liga-se apenas à timina e a guanina sempre estará ligada à citosina.
Ex: Molécula de DNACromatina é uma proteína composta por grande número de aminoácidos ligados a um radical de ácido nucléico representado por uma molécula de DNA (ácido desoxirribonucleico). Os ácidos nucléicos encontram-se, geralmente, na forma de dupla-hélice. As principais proteínas que compõem a cromatina são as histonas.
Cromossomo é constituído por uma longa fita dupla de DNA. O DNA é o material que constitui osgenes. O cromossomo é composto de proteínas chamadas histona que se arranjam em grupos de oito, e são envolvidas pela molécula de DNA. Estes grupos de oito histonas, enroladas pelo DNA são chamados de nucleossomos. Há muitos nucleossomos na molécula de DNA.


DNA a molécula é composta por uma fita dupla de nucleotídeos. Existem quatro subunidades de nucleotídeos, e as duas cadeias unem-seatravés de pontes de hidrogênio entre as bases nitrogenadas dos nucleotídeos.
As cadeias de nucleotídeos são formadas por uma pentose (açúcar de cinco carbonos) associada a um ou mais grupos fosfato e a uma base nitrogenada.
O DNA é composto por uma desoxirribose e um grupo fosfato. As quatro bases nitrogenadas contidas no DNA são: adenina, citosina, guanina e timina.
A cadeia possui duas...
tracking img