Glicerol

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (294 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Existem fundamentalmente dois processos de obtenção de glicerol pela via fermentativa: o método do sulfito e o método do carbonato.
O processo sulfito é o mais importante processo deprodução microbiológica de glicerol, consistindo na adição de sulfito ao meio de fermentação, tendo sido este processo a forma de obtenção do glicerol durante a 1ª e 2ª GuerraMundial, na Alemanha . A levedura Saccharomyces cerevisiae é utilizada na produção de glicerol por este método. Este processo ocorre em anaerobiose em recipientes de 1000 m3, temperaturasvariando de 30-35ºC, durante 2-3 dias. Passa por etapas de filtração e clarificação e após isso a mistura obtida possui 3% de glicerol, 2% de etanol e 1% de acetaldeído, sendo o máximorendimento de glicerol de 20%. Esta mistura depois de separada por destilação, resulta em glicerol, etanol e acetaldeído e após esta etapa, o glicerol é redestilado por arraste de vapora pressão reduzida a 180ºC, obtendo-se um produto escuro com concentrações de 60 a 70% .

No caso da produção de glicerol pelo método carbonato, é utilizado carbonato de sódio e alevedura Saccharomyces ellipsoideus. Neste processo o pH é mantido sempre alcalino, sendo o rendimento de 20-25% de glicerol. Estas leveduras podem converter mais que 60% de açúcares empolióis, no entanto, a velocidade de conversão é extremamente baixa. Por isso, mutantes com baixas atividades da enzima álcool desidrogenase e baixa atividade respiratória sãodesenvolvidas para aumentar a produção de glicerol.

Uma levedura osmotolerante recém descoberta, a Candida glycerinogenes vem sendo empregada na China para a produção industrial deglicerol, devido a sua alta eficiência e conversão e produtividade. A formação de glicerol por essa levedura chega a 110-130 g/L, contra apenas 30-40 g/L, para Saccharomyces cerevisiae .
tracking img