Glicemia e colesterol

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1026 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Glicemia e
Colesterol

Caxias do Sul
2011
O que é a Glicemia?
Entende-se por Glicemia a quantidade de açúcar (glicose) no sangue. As medições deste parametro são importantes na detecção e prevenção da hiperglicemia (niveis excessivos de açúcar no sangue) e da hipoglicemia (niveis de açúcar no sangue abaixo do normal).
A Diabetes mellitus é uma doença metabólica, caracterizada pelo excessode açúcar no sangue. Este excesso pode dever-se ao facto do organismo não produzir ou não ser capaz de utilizar a insulina. A insulina é a hormona responsável pela conversão do açúcar na energia necessária á vida. A insulina reduz a glicemia ao promover a passagem da glicose do sangue para o interior das células. Medições periódicas dos niveis de Glicemia permitem detectar precocemente estadoença, evitando assim todas as complicações a ela associadas. O excesso de açúcar no sangue causa danos e mesmo lesões em órgãos como a visão, os rins, as fibras nervosas, o coração e os vasos sanguíneos.
Os sintomas de hiperglicemia mais comuns são: sede, urinar em excesso, cansaço. Um estado de hipoglicemia dá sintomas como suores, fome, tremores, ansiedade.
Valores Normais:
■Glicemia em jejum:inferior a 110 mg/ml
■Glicemia pós prandial: inferior a 140 mg/dl
Diabetes:
Considera-se diabetes quando em duas medições separadas surgem valores de glicemia em jejum superiores a 126 mg/dl ou glicemias pós prandias superiores a 200 mg/dl
Índice glicêmico e atividade física
Prefira os carboidratos simples e diluídos Principal fonte de energia do corpo, os carboidratos devem representar 60% deuma dieta bem balanceada, recomendada para praticantes de atividades físicas. Mas o “gás” que o organismo precisa para se manter ativo não depende apenas da quantidade de carboidrato ingerido, mas também da maneira como o corpo absorve essa substância. E é por isso que saber o índice glicêmico de cada alimento se torna importante.
Logo após a ingestão de alimentos que contenham carboidratos, ocorpo responde com o aumento da glicose sangüínea que, por sua vez, é responsável pela produção de insulina, hormônio que regula os níveis de açúcar no sangue.
Mas nem todos os carboidratos reagem da mesma maneira, ou seja, uns aumentam a glicose mais do que outros, e é essa capacidade de aumentar a glicose que é chamada de índice glicêmico, ou IG.
“Esse índice mostra como cada alimentocomporta-se em termos de velocidade de ingestão e absorção”, definiu o estudo “Índice Glicêmico: Critério de Seleção de Alimentos”, publicado por Elizabete Wenzel de Menezes e Franco Lajolo, do Instituto Costarriquense de Investigação e Ensino em Nutrição e Saúde (INCIENSA), da Costa Rica.
Esse número é representado pela porcentagem de aumento da glicemia, tomando por base o pão branco ou a glicose. Paraquem se exercita, é muito importante avaliar o quanto de glicose o corpo disponibiliza no momento da atividade, afirmam alguns especialistas. Para fazer as melhores escolhas, é importante avaliar quais alimentos são ingeridos antes e depois de cada treino.
O que fazer com essa informação?
Quanto menor a velocidade de absorção do carboidrato, menor é a elevação da glicemia após a refeição. Paraum bom desempenho físico, deve-se priorizar a ingestão de carboidratos de baixo IG antes da corrida.
De acordo com o estudo do INCIENSA, isso se dá porque o carboidrato desses alimentos é ingerido no intestino grosso, e não no delgado como o de alto IG, e sofre uma série de processos nesse “caminho mais longo” até a absorção completa. Entre eles está a fermentação que resulta na produção deácidos graxos do tecido adiposo, importante fonte de energia em atividades de longa duração.
Outra desvantagem dos alimentos de alto IG antes dos treinos é que eles aumentam o catabolismo do carboidrato, ou seja, toda a energia é gasta precocemente e a fadiga também vem antes. Ou seja, os alimentos de baixo índice glicêmico promovem uma queima maior de gordura e dosam melhor a energia durante o...
tracking img