Glicemia (diabetes melitus)

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2631 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdade de Saúde, Ciências Humanas
e Tecnológicas do Piauí - NOVAFAPI

Andressa Silva - 10102066
Bárbara Brito –
Camila Brandão – 10102033
Elanine -
Isadora Porto –
Marcos Montelo –
Rafaela Carvalho – 10102123

Glicemia (Diabetes Melitus)

Teresina – PI
Maio / 2011
Andressa Silva - 10102066
Bárbara Brito –
Camila Brandão – 10102033
Elanine -
Isadora Porto –
MarcosMontelo –
Rafaela Carvalho – 10102123

Glicemia (Diabetes Melitus)
Doença provocada pela deficiência de produção e/ou de ação da insulina, que leva a sintomas agudos e a complicações crônicas características. O distúrbio envolve o metabolismo da glicose, das gorduras e das proteínas e tem graves conseqüências tanto quando surge rapidamente como quando se instala lentamente. Nos dias atuais seconstitui em problema de saúde pública pelo número de pessoas que apresentam a doença, principalmente no Brasil.

Teresina – PI
Maio / 2011
SUMÁRIO
Introdução......................................................................................... 02
Material e Métodos............................................................................ 03Resultados.......................................................................................... 04
Discussão............................................................................................ 05
Conclusão........................................................................................... 06
Referências......................................................................................... 07

.

INTRODUÇÃOTeste de Tolerância à Glicose ou TTG é um exame laboratorial que tem como objetivo a identificação de Resistência à Insulina. O teste é realizado com várias coletas de sangue. A primeira em jejum e as outras 30, 60, 90, 120 minutos após a ingestão de dextrosol (glicose anidra).
O fundamento do teste é dosar a glicose nestes intervalos e avaliar se a glicose está sendo metabolizada pela insulina(cuja função é transportar a glicose para dentro das células e tecidos, diminuindo sua concentração no sangue).
Quando a insulina não age de forma correta, diz-se que o paciente tem Resistência à Insulina. Se essa resistência for muito acentuada o paciente pode desenvolver diabetes mellitus tipo II, sendo, neste caso, necessário tratamento.
A primeira opção de tratamento é sempre controle da dietae prática de exercícios físicos. Quando esse tratamento não funciona é necessária a administração de hipoglicemiantes orais e, em situações mais graves, é necessária a administração de insulina.
Em uma pessoa que não tenha diabetes, o corpo mantém o nível de glicose do plasma entre as refeições com uma variação de 70 a 99 miligramas por decilitro (mg/dl). Depois de comer, o nível de glicose sobe,dependendo do tamanho e do conteúdo da refeição, mas não ultrapassando a 139 mg/dl e voltam rapidamente para os níveis normais de glicose durante o jejum ou período entre as refeições. Em uma pessoa com diabetes, o nível de glicose aumenta muito além do normal depois de comer, demora muito mais tempo para abaixar, e não retorna para os valores normais, nem mesmo nos períodos de jejum.
Existemtrês testes diferentes para saber se a pessoa tem diabetes: teste ao acaso,
teste de glicemia em jejum e o teste de tolerância oral à glicose.
Se o paciente apresenta sintomas óbvios de diabetes, pode-se fazer um teste de glicemia ao acaso. Esse teste pode ser feito a qualquer hora e não requer preparativos. Se o nível de glicose no sangue for mais do que 200 miligramas por decilitro (mg/dl),será confirmada a diabetes. Entretanto, o teste da glicemia em jejum é um método de diagnóstico mais definitivo e o mais utilizado.

OBJETIVO
A prática realizada sobre o teste de glicemia teve como objetivo conhecer a metodologia para o teste de glicemia, identificar os procedimentos de biossegurança e interpretar os resultados do teste de acordo com possíveis variações metabólicas e...
tracking img