girassol

Páginas: 13 (3067 palavras) Publicado: 12 de setembro de 2013
COLHEITA:
Na cultura do girassol, a colheita é uma das práticas que requer cuidados, principalmente porque os seus frutos, quando maduros, são muito apreciados pelos pássaros, que reduzem sensivelmente o rendimento.
O momento da colheita varia de acordo com a época em que se tenha realizado o plantio. Geralmente ela se efetua entre os meses de fevereiro e março.
Em geral, depois de 4 ou 5meses, pode-se colher o girassol e o momento de se fazê-lo é quando os grãos já tiverem saído do seu estado leitoso, estando maduro e não completamente seco.
Se esperar que eles fiquem bem secos, arrisca-se a ter perdas, porque então as sementes se desprendem com relativa facilidade, caindo ao solo.
A colheita mecânica torna possível a obtenção de óleo de custo baixo. Não obstante a sua economia,este tipo de colheita exige um terreno plano e cultivo de variedades de maturação uniforme.
Na colheita manual, o processo mais usado consiste em separar da planta o disco floral, com um golpe de facão na haste, bem próximo à inserção daquele.
Transportam-se os discos florais para os terreiros, onde são deixados ao sol, estendidos em camadas finas para secarem e soltarem os grãos. Se estenderemos discos em camadas grossas, pode dificultar a secagem, ocasionando a fermentação com prejuízo da qualidade do óleo contido nas sementes.
Uma colheita que vem sendo bastante usada, principalmente entre aqueles que não têm terreiros disponíveis, é aquela que é feita quando as sementes se apresentam bem granadas, maduras, porém não completamente, secas. Nesse ponto, com um facão bem afiado, faz-sedois cortes, um quase rente ao disco e outro mais abaixo, em forma de bizél, a um metro de altura do solo.
O disco é cravado na haste, com a face que encerra as sementes voltadas para baixo, deixando-se nesta posição durante 10 ou 12 dias, enquanto se completa a maturação das sementes. Com este processo evitam-se as perdas pelos estragos dos pássaros e das chuvas.
O benefício do disco floral,quando convenientemente seco ao sol, também poderá ser feito através das abanadeiras de arroz, que executam ótimo serviço.
Por ventilação a mucilagem seca é separada das sementes, que são recolhidas perfeitamente limpas.

ARMAZENAMENTO E COMERCIALIZAÇÃO :
Normalmente, as sementes de girassol são armazenadas durante um período que pode ser mais ou menos longo, de acordo com as necessidades e asua utilização. É necessário, no entanto, que sejam tomados alguns cuidados, para não danificá-las ou prejudicar as suas qualidades. Entre eles, podemos destacar que: os locais devem ser bem higiênicos, bem ventilados e secos, com no máximo 11% de umidade e livres de ratos, carunchos e de outras pragas.
Quando a estocagem for por períodos mais longos, é aconselhável embalar as sementes em sacos depapel e depois armazená-los em uma câmara frigorífica, cuja temperatura deve ser de 10°C a 15°C.
A umidade ideal de armazenamento da semente do girassol é de 10%.
A secagem pode ser feita em pequenas quantidades ao ar livre, sobre lonas. Em caso de grandes volumes, o ideal é a utilização de secadores para manter a qualidade da semente.
Se o armazenamento não for feito de acordo com astécnicas mais indicadas e apropriadas, podem ocorrer perdas mais ou menos elevadas, por diversas causas, entre as quais a colheita dos produtos com excesso de umidade, excesso de folhas, de hastes e de impurezas fixadas às hastes ou à própria flor do girassol. Importante, também, é que não sejam colocados em locais muito quentes ou muito frios.
A comercialização das sementes de girassol pode ser feitapara a alimentação de pássaros, fabricação de rações para diversos animais, para a sua moagem e prensagem, visando a produção do óleo de girassol, que é de grande valor nutritivo e muito utilizado no preparo de alimentos para uso humano.
Devemos destacar, também, a existência de uma máquina especial, utilizada para descascar as sementes de girassol, para o seu emprego na confeitaria, em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • GIRASSOL
  • Girassol
  • Girassol
  • Girassol
  • girassol
  • Girassol nutricao
  • Genótipos de girassol
  • Girassol

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!