Ginko

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3642 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
o seu programa de apoio personalizado

Esclerose Múltipla

Pequeno Guia da Alimentação

11-08-0242-PT

Esclerose Múltipla

Pequeno Guia da Alimentação

Pela Dra. T. Vilardell

Agradecemos à: Fundação Esclerose Múltipla, Barcelona, Espanha, o apoio disponibilizado para a realização deste material.

Esclerose Múltipla

Pequeno Guia da Alimentação

4 5 5 6 7 7 10 16 16 17 1717 18 19 19

Introdução Os nutrientes Proteínas Lípidos (gorduras) Hidratos de carbono (açúcares) Minerais Vitaminas Água Fibras Os alimentos Carne – Peixe – Ovos Leite e produtos lácteos Cereais e farinhas Frutas e verduras Para viver melhor, comer melhor

3

Esclerose Múltipla

Pequeno Guia da Alimentação

Introdução

Ser um “Gourmet” não significa ser uma pessoa que come muito, masaquela que, sem abandonar os prazeres da mesa, sabe escolher, entre os alimentos, aqueles que a nutrirão de maneira equilibrada e a manterão em forma. Nos últimos 50 anos, as condições de vida e de trabalho mudaram notavelmente (diminuição do esforço físico, sedentarismo) e, no entanto, a nossa alimentação nem sempre se adaptou às necessidades. Mesmo assim, os novos métodos de cultivo maciço e aindustrialização com a consequente poluição e empobrecimento das terras de cultivo, levaram à alteração do valor nutritivo de certos alimentos que devemos conhecer. Estes factores, unidos ao desequilíbrio nutricional que, de forma geral, sofremos (gorduras, açúcar e álcool em excesso), têm favorecido o desenvolvimento de doenças que nos afectam a todos e que podemos evitar. Para as pessoas comEsclerose Múltipla, a alimentação constitui um tema de particular importância. No passado, atribuiu-se a certas dietas alimentares ou a certos alimentos poder curativo para esta doença. Actualmente, considera-se que a melhor dieta alimentar para uma pessoa com Esclerose Múltipla consiste numa alimentação variada e equilibrada, a mesma que para qualquer pessoa não afectada pela EM. Existem, no entanto,indícios de certos trabalhos experimentais que demonstram um efeito positivo do óleo de girassol e do óleo de onagra (Enothera biennis) no desenvolvimento da doença. Portanto, o consumo destes óleos pode ser adequado, sem que tenhamos de momento mais informação sobre o seu efeito terapêutico. Finalmente, as pessoas com Esclerose Múltipla deverão evitar o excesso de peso e a obstipação intestinalque podem ser a causa de grandes transtornos nesta doença.

4

Esclerose Múltipla

Pequeno Guia da Alimentação

Os nutrientes
Proteínas
São os principais elementos da constituição dos músculos, coração, cérebro, sangue, hormonas... São elementos de “construção” (crescimento, renovação e conservação dos tecidos). São especialmente importantes durante o período de crescimento de criançase adolescentes (a sua necessidade está aumentada em certos casos: pessoas que sofreram queimaduras, infecções, feridas...).

Onde são encontradas?

• • •

Proteínas animais: carne, peixe, ovos, leite, queijo, iogurtes. Legumes secos: lentilhas, feijão, grão de bico, etc. Proteínas vegetais: arroz, milho, trigo, aveia, cevada e outros cereais.

Para viver melhor:
As proteínas animais sãode boa qualidade, porém estão mais frequentemente associadas a gorduras “camufladas”. Em geral, consumimos demasiada carne e seus derivados. Para melhor equilíbrio da nossa alimentação, deve-se consumir proteínas animais e proteínas vegetais em partes iguais.

• • •

Consuma pão e cozinhe os legumes secos com pouca gordura. Misture trigo, cevada, aveias completas. Constitui uma fonte rica emproteínas, hidratos de carbono, vitaminas e fibras, muito adequada para o pequeno almoço. Modere o consumo de carne e seus derivados.

5

Esclerose Múltipla

Pequeno Guia da Alimentação

Lípidos (gorduras)

Constituem a reserva de energia que utilizamos para a manutenção da actividade celular e muscular. Ajudam a manter o calor corporal e a proteger o organismo do frio.

Onde são...
tracking img