Ginastica para todos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3832 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
GINÁSTICA PARA TODOS: PERSPECTIVAS NO CONTEXTO DO LAZER
A ginástica contemporânea foi construída a partir de determinados modelos, especialmente os métodos ginásticos europeus do século XIX. A partir do século XX, o caráter competitivo passou a ser sua característica marcante, alem da finalidade estética, que ganhou notoriedade especialmente a partir das décadas de 1980 e 1990, com o surgimentoem massa de academias de ginásticas.
No Brasil, assistimos no inicio deste século XXI a ascendência das ginásticas competitivas, consequências do destaque de ginasta do país em competições internacionais, tanto na Ginástica Artística (antiga Ginástica Olímpica) quanto na rítmica, modalidades consideradas tradicionais, em cujos pódios figuravam ate algum tempo atrás apenas europeus e americanos.Por outro lado, a ginástica com finalidade estética, praticada especialmente em academias, tem ganhado grande espaço, com a promessa (nem sempre cumprida) de esculpir o corpo por meio de sua pratica e promover saúde.
Sob estas perspectivas, a ginástica foi se consolidando na sociedade como pratica elitizada, em dois sentidos:
1 - Na pratica competitiva, visto que se sobressaem apenas os melhoresginasta, que alcançaram o ápice da performance e atendem a determinados padrões;
2 – e nas academias, visto que grande parte da população não possui recursos financeiros necessários para paga-las.
Vale observar também que, mesmo em aulas de Educação Física escolar, nas quais a ginástica poderia ser abordada sob outras perspectivas, muitos professores optam por sua ausência, alegando falta deequipamentos e espaços necessários. Na realidade, grande parte desses professores, assim como a população em geral, confunde as finalidades das modalidades gimnicas competitivas com a ginástica em si, contribuindo com a manutenção desta elitização. Ou seja, parte dos professores não percebe que as diversas manifestações gimnicas podem ser desenvolvidas atendendo aos objetivos educacionais,possibilitando aos alunos valiozas experiências corporais, enriquecedoras da cultura corporal humana, segundo o Coletivo de Autores (1992).
Assim, entendemos que é necessário e urgente desmistificarmos a ginástica como pratica para elites, discutindo as possibilidades de sua apropriação como atividade vinculada ao lazer da população, sob perspectivas distintas das mencionadas acima. Neste sentido, estetrabalho aponta a Ginástica para Todos (antiga Ginástica Geral) como pratica capaz de democratizar o acesso à cultura corporal, especialmente no contexto do lazer, pois segundo a CBG-Confederação Brasileira de ginástica (2006) e Santos (2001), a promoção do lazer por meio de sua pratica é uma das finalidades desta modalidade. Lazer aqui entendido não numa perspectiva reducionista (como mera ocupaçãodo tempo de livre e realização de atividades sem compromisso), mas sim, conforme Melo e Alves Junior (2003, p.32), como “atividades culturais, em seu sentido mais amplo, englobando os diversos interesses humanos, suas diversas linguagens e manifestações”. Sendo assim, para estes autores, as atividades de lazer requerem compromissos (por exemplo, ao optar pela pratica da ginástica, mesmo aGinástica para Todos, o praticante dever estar ciente de que sua participação requer um compromisso em relação a frequência nas sessões, criação de coreografias, participação em festivais, etc.), a diferença, porem , esta no grau de obrigação e opção, visto que nos momentos de lazer podemos optar mais facilmente pelo que se deseja fazer e em qual momento.
ALGUMAS PALAVRAS SOBRE A GINASTICA
A ginásticacontemporânea pode ser caracterizada como um conjunto de praticas descendentes do século XIX, época da consolidação do movimento ginástico europeu. Este movimento se constituiu a partir das diversas formas de se pensar os exercícios físicos em países da Europa, como Dinamarca, Áustria, Alemanha, França, Suécia e Inglaterra, sendo estes quatro últimos países os de maior destaque. Soares...
tracking img